Saúde: CPTM realiza pesquisa sobre uso de álcool, tabaco e drogas

Mais de 700 funcionários vão participar

ter, 14/05/2002 - 11h28 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inicia nesta terça-feira, dia 14, uma pesquisa científica entre os funcionários sobre questões relacionadas ao trabalho, uso de álcool, tabaco e outras drogas.

O trabalho terá a coordenação da psicóloga Zeli de Lima Junqueira, da Superintendência de Qualidade de Vida da empresa e a Drª. Márcia Helena de Lima Farias da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Foram escolhidos 760 funcionários, sorteados aleatoriamente, cujos nomes serão mantidos em sigilo. Eles responderão a 61 questões relativas às expectativas e crenças pessoais sobre o álcool e outras drogas, além de 32 sobre tabagismo: se a pessoa fuma e o seu comportamento de fumar. O levantamento deverá ser concluído no próximo dia 27.

Nos últimos sete anos, a CPTM vem trabalhando desenolvendo um Programa de Prevenção e Tratamento do Abuso de Álcool e Outras Drogas. Desde então, 284 casos de dependência química já estão identificados e vêm tendo acompanhamento especializado na empresa.