Escolas públicas participam do Desafio Mudanças Climáticas

Inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de setembro

qua, 09/09/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

As escolas públicas têm até o dia 18 de setembro para se inscrever para o Desafio Mudanças Climáticas 2009. Destinado aos alunos dos oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, o objetivo é fazer com que entendam o momento pelo qual passa o planeta em relação às elevadas emissões de gases responsáveis pelo efeito-estufa, percebam a relação disso com as mudanças climáticas e, principalmente, que eles se conscientizem de que é necessário achar caminhos para reduzir o aquecimento global. 

As escolas públicas estaduais receberam gratuitamente dois Kits Educacionais contendo um DVD com três filmes, um Caderno do Professor com 52 páginas de informações relevantes e propostas para os educadores trabalharem em sala de aula, quatro pôsteres temáticos e dois pôsteres de divulgação do projeto.

Com este material os professores têm condições para trabalhar o tema em sala de aula. Ao término das atividades propostas no Caderno do Professor, a próxima etapa será a participação dos alunos, que devem tirar até duas fotos e produzir um texto interpretativo com o tema em questão. 

Os professores devem propor uma seleção interna e escolher até dois trabalhos para representar a escola em seu Estado. Estes trabalhos deverão ser enviados por correio à Comissão Organizadora do Desafio Mudanças Climáticas 2009 que escolherá os 10 trabalhos finalistas do Estado e a seguir, serão escolhidos os três vencedores. 

O autor do trabalho que mais se destacar em São Paulo será convidado para participar da cerimônia de premiação do Desafio Mudanças Climáticas 2009. Além do aluno, também deverão estar presentes um responsável e o professor-responsável pelo Desafio em sua escola. Todas as despesas com transporte, hospedagem e alimentação serão custeadas pelos realizadores do Desafio.

O desafio é idealizado pelo Projeto Agora, que reúne várias empresas e instituições ligadas à cadeia produtiva da agroenergia, com o apoio da Secretaria da Educação. 

Da Secretaria da Educação