Ipem e ANP combinam ações para combater fraudes em postos

O Regional/Catanduva

seg, 17/08/2009 - 8h54 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) fechou uma parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), órgão responsável pela verificação da qualidade do combustível oferecido ao consumidor.

Em reunião com o coordenador geral do escritório da ANP em São Paulo, Alcides Amazonas, o superintendente da autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Cidadania, Fabiano Marques de Paula, afirmou que o combate às fraudes nos postos de combustíveis pode ser potencializado com a parceria.

“O trabalho conjunto, com certeza traz melhores resultados”, diz Marques de Paula.

Segundo Alcides, em 2004, a ANP buscou apoio em outros órgãos públicos para formar uma força-tarefa, pois os índices de fraudes nos postos de combustíveis eram alarmantes.  Além da ANP, prefeitura, polícia, e Ministério Público fazem parte da parceria firmada até hoje.

“A situação hoje é confortável, mas não podemos baixar a guarda, porque os fraudadores são muito criativos. A parceria com o IPEM é muito bem-vinda”, ressalta Alcides.

O IPEM deverá apresentar, nos próximos dias, uma proposta de convênio para o trabalho conjunto com a ANP, mas já deixou à disposição da agência suas 17 regionais no Estado para as ações.

“Podemos, mesmo antes do convênio formalizado, unir nossos calendários para realizar ações estratégicas e fiscalizar os postos”, conclui o coordenador geral da ANP.

No primeiro semestre deste ano, a fiscalização do IPEM autuou 283 postos por erros nas bombas, que abasteciam quantidade menor do que o registrado na máquina, lacres rompidos e falhas eletromecânicas. No mesmo período, as bombas de combustível lideram o ranking da Ouvidoria do instituto, com 282 denúncias, que geraram 27 autos de infração contra os postos irregulares.

No interior

Segundo a Assessoria de Imprensa do IPEM, esse trabalho de fiscalização, realizado pelo IPEM e pela ANP, deve ser feito também em Catanduva e na região.

Ainda de acordo com o setor, o coordenador da Regional do IPEM em Araraquara (a qual pertence Catanduva), Tsutomu Namiki, informou que  no período de 11 de maio a 3 de julho deste ano foram fiscalizados todos os postos de combustível da cidade e apenas  um auto de infração foi emitido, em  4 de junho, para um estabelecimento que apresentou irregularidade na medição, ou seja, 140 ml a menos do combustível  em cada 20 litros fornecidos.