Procon Rio Claro atinge 1633 atendimentos e 85% de índice de resolução

Jornal Cidade/Rio Claro

qua, 12/08/2009 - 9h02 | Do Portal do Governo

Durante o mês de julho, o Procon Rio Claro realizou 1.663 atendimentos aos consumidores rio-clarenses. Desse total, 395 foram realizados pelo telefone, 250 no Procon Móvel e os outros 1.018 pessoalmente na sede do órgão de defesa do consumidor.

Os assuntos mais reclamados no mês continuam sendo do setor de telefonia, com quase 400 atendimentos. Bancos comerciais, com 381 atendimentos; cartões de crédito, com 369; seguidos da telefonia celular, com 239. Foram realizadas 75 audiências, emitidas 622 notificações e o índice de resolução dos problemas chegou a 85%.

De acordo com o diretor superintendente do Procon, advogado Sérgio Santoro, o consumidor precisa redobrar a atenção. “Ao comprar um produto ou contratar algum tipo de serviço com estas empresas, o consumidor tem que ter muita cautela, pois sabemos que elas lideram as reclamações, o que nos mostra que estas empresas não respeitam o consumidor”, afirma.

Chefe de atendimento do órgão, com 12 anos de Procon, Ricardo José Honório acrescenta que “desde janeiro a demanda não para de crescer, pois o Procon retomou a sua credibilidade na cidade com o novo governo”.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), os segmentos mais reclamados são os assuntos financeiros, com 43% da demanda, seguidos dos serviços essenciais, com 22%; produtos, 16%, e serviços privados com 10% das reclamações dos rio-clarenses.

O consumidor pode registrar suas reclamações, pessoalmente, na sede do Procon na Avenida 5, número 345, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail Proconrioclaro@hotmail.com.

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros. 

Unidade móvel 

Desde o dia 1º de julho está em funcionamento o Procon Itinerante, unidade móvel de defesa do consumidor em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A unidade visita os bairros, onde oferece atendimento diverso aos consumidores.

Eles podem fazer abertura de reclamações de direitos do consumidor e receber auxílio para negociação de contas atrasadas e orientação jurídica gratuita através de advogados da Assistência Jurídica Gratuita e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, nas áreas cível e criminal.