Livro conta importância de sírios e libaneses em São Paulo

Pesquisa recente mostra também a importância dessas colônias no comércio

sex, 07/08/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Editora Unesp lança o “Patrícios: sírios e libaneses em São Paulo”que conta o modo como sírios e libaneses se dedicaram ao comércio, discute os dilemas relativos à construção de identidades e analisa as estratégias de mobilidade social.

Quando se fala sobre imigração em São Paulo, no geral se tem como referência um ambiente rural impulsionado pela economia do café. Porém, há também uma parte fortemente influenciada pelos sírios e libaneses que chegaram à capital paulista entre os anos de 1890 e 1960 para se integrarem a uma estrutura social diversificada e complexa.

Percorrendo a aglomeração de lojas de tecidos e armarinhos, o livro tem como foco principal justamente o processo de integração destas duas etnias no meio social paulistano. A publicação também compara o processo imigratório norte-americano, ressaltando os contextos relativos à sociedade receptora.

Esta segunda edição oferece ainda uma recente pesquisa feita com mulçumanos árabes em São Paulo, que faz avançar cronologicamente o estudo até as últimas décadas, explorando as sociabilidades e os valores familiares desse grupo.

Da Unesp