Univesp inicia curso de capacitação docente para cursos semipresenciais

Primeiro curso seguirá pelo mês de agosto com atividades presenciais e online

seg, 03/08/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Ensino Superior em parceria com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) capacita professores para a realização de cursos semipresenciais e para a utilização das novas tecnologias também nas atividades presenciais. A abertura do Curso de Capacitação Docente para Cursos Semipresenciais, realizado na última quinta-feira, 30, no anfiteatro do Conselho Regional de Química (CRQ) contou com a participação de 220 profissionais do CEETEPS, o que equivale a cerca de 1/6 do total do corpo docente do Paula Souza.

A abertura contou ainda com a presença dos Secretários Carlos Vogt, do Ensino Superior, e Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento. Em sua apresentação sobre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Vogt destacou que uma das bases para o desenvolvimento social é a educação. “Não adianta criar escolas se não se atentarem para as novas tecnologias”, ponderou.

O número de matrículas em cursos semipresenciais tem aumentado a cada ano. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2007), no ano 2000, eram 10 cursos e 1.682 alunos. Em 2002, os cursos foram para 46 e o total de matriculados aumentou cerca de 25 vezes. Mas o grande salto aconteceu em 2008, quando o número de matriculados aumentou 91%, entre 2007 e 2008, num total de quase 370 mil alunos distribuídos em 408 cursos. De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), o número de cursos de graduação semipresencial cresceu 571% entre 2003 e 2006 e o de matrículas, 315%.

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostra que 47,2% do sucesso do ensino semipresencial está relacionada à habilidade de preparar materiais adequados à modalidade.

O Curso de Capacitação Docente para Cursos Semipresenciais seguirá no mês de agosto por meio de atividades presenciais e online. O principal objetivo é a capacitação dos professores e diretores do Centro Paula Souza para atuarem na criação e no desenvolvimento do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, a ser oferecido em 2010 via programa Univesp.

da Secretaria de Ensino Superior