Serra recebe medalhista do Mundial de Esportes Aquáticos

Atleta quebrou tabu de 15 anos, período em que o Brasil não conseguiu medalhas na competição

qua, 29/07/2009 - 12h37 | Do Portal do Governo

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, recebeu nesta quarta-feira, 29, a nadadora Poliana Okimoto, medalhista de bronze da prova dos cinco quilômetros do Mundial de Esportes Aquáticos, realizado na última semana, em Roma. A atleta foi a primeira mulher brasileira a receber uma medalha na competição e a conquista marcou o fim de um período de 15 anos sem medalhas brasileiras no torneio.

“Estou super feliz, foi um feito muito grande. Agradeço ao governador por apoiar o esporte de São Paulo, que sempre é o que mais traz medalhas para o Brasil. Nada mais justo do que compartilhar essa alegria com ele”, contou Poliana. “Ele (Serra) me parabenizou e foi super-receptivo. Queria compartilhar comigo a medalha, minha alegria, minha emoção de ser a primeira medalhista brasileira desse campeonato mundial”, completou.

Palmeirense, o governador questionou a atleta sobre o time para o qual torce. “Ele me perguntou se eu era palmeirense (risos). Eu disse que minha família era, mas meu marido era corintiano. Disse que a ele que eu ainda estava em dúvida”, disse Poliana.

A medalhista acabou de chegar ao Brasil, mas ela não ficará no país por muito tempo. “Vou viajar já nesse final de semana. Tenho todo o circuito mundial para percorrer. São dez provas até o final do ano. Tenho que nadar cerca de 100 quilômetros até dezembro. Tem bastante água pra ‘comer'”, explicou a atleta.

Poliana aproveitou para falar sobre a dificuldade das competições e confessou que o início da prova geralmente é mais difícil. “A largada, sem dúvidas, é a pior parte da prova. Muita gente nadando junto, muita pancada, é chute, é cotovelada. A exaustão no final da prova também é um problema grande. Mas eu tava muito bem treinada, bem preparada”, afirmou.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos, que participou do encontro da nadadora com o governador, informou que existem projetos para incentivar ainda mais o esporte no Estado. “A Poliana foi muito gentil em ter vindo aqui compartilhar sua vitória, sua alegria, seu sucesso, com o governador José Serra. Nós estamos planejando a criação de centros de excelência para aproveitar a vocação das regiões do Estado. Os atletas e as experiências já existem e estão consolidadas, mas precisam de incentivo”, concluiu o secretário.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo