Mutirões do coração e do emprego agitam a capital

Eventos ocorrem no sábado em São Paulo; confira a programação e participe

sex, 26/06/2009 - 20h45 | Do Portal do Governo

Se você se preocupa com a saúde do coração ou está em busca de um emprego, o Governo de São Paulo tem dois eventos imperdíveis neste sábado, 27. O 1º Mutirão do Coração pretende atender pessoas de todas as idades em São Paulo e em Campinas. Já o Mutirão do Emprego terá como palco o Poupatempo Sé, na capital paulista, e vai oferecer mais de 30 mil vagas de trabalho.

O atendimento médico especializado no coração, que ocorre das 9h às 17h, vai avaliar o risco que os pacientes têm de sofrer algum tipo de problema cardíaco nos próximos cinco anos. Para essa avaliação, eles passarão por medição de peso, altura, circunferência abdominal e pressão. Os participantes deverão ainda preencher um questionário sobre seus hábitos de vida. Quem for avaliado como paciente de risco será encaminhado para acompanhamento em uma unidade pública de saúde.

“A prevenção é sempre a melhor opção para evitar problemas de saúde graves e o mutirão vem de encontro a essa política. Trata-se de um projeto-piloto, que deverá ser ampliado no próximo ano para outras cidades paulistas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Em sua primeira edição, a expectativa do projeto é atender 150 mil pessoas na capital e em Campinas. Ao todo, serão 500 unidades de atendimento – 420 Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo, 50 unidades de Campinas e 30 hospitais da rede estadual de saúde. Para participar não é preciso agendar horário. Basta comparecer à unidade de saúde participante e apresentar CPF ou cartão do SUS. Os endereços e outras informações podem ser encontrados no site http://www.mutiraodocoracao.sp.gov.br/.

Todos os pacientes receberão cartilhas educativas, com orientações sobre fatores de risco cardiovascular como tabagismo, obesidade, hipertensão, colesterol alterado, triglicérides, diabetes e estresse. Pessoas com idades entre 35 e 74 anos (faixa etária onde o risco é mais elevado) receberão o resultado da avaliação de risco cardiovascular (que vai de baixo, médio e alto).

Emprego

Também no sábado, a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) realiza o Mutirão do Emprego, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do Poupatempo Sé, na Capital. O evento vai das 13h às 19h.

Guilherme Afif Domingos, secretário do Emprego, vai anunciar, ao lado dos empregadores, a oferta de mais de 30 mil vagas de trabalho no sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra Emprega São Paulo (https://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/index.jsp) – o dobro do que é disponibilizado atualmente.

As oportunidades estão em todo o Estado, sobretudo nas áreas de telemarketing, limpeza e supermercados. “Fizemos um grande esforço para atrair um número maior de empregadores, já que temos um enorme banco de currículos. Temos em média 15 mil vagas ofertadas. Numa época de crise, o emprego é prioridade para o Governo de São Paulo”, ressalta o secretário Guilherme Afif Domingos.

O Mutirão do Emprego será uma forma de aumentar as chances de quem está desempregado e incentivar os empregadores a buscarem profissionais por meio do Emprega São Paulo, que já conta com mais de 1,5 milhão de currículos cadastrados em seu banco de dados.