Estudo da USP vence prêmio nacional de saúde pública

Dados coletados nesse trabalho ajudarão a estabelecer ações de saúde pública

sex, 26/06/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

Estudo sobre a ocorrência da surdez no Brasil, desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), conquistou o 1º Prêmio Inovação Medical Services – Novos Caminhos em Saúde Pública, lançado pelo laboratório Sanofi-Aventis do Brasil, na categoria Projetos.

Denominado de “Prevalência da surdez incapacitante no Brasil”, o projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e realizado em parceria com a Universidade de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais. Ele concorreu com outros 140 trabalhos na área de gestão, prevenção da saúde e formação profissional.  

Segundo o professor titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, que orientou o trabalho, os dados coletados nesse levantamento serão de extrema importância para que as autoridades de saúde estabeleçam as ações de saúde pública – até agora as estratégias eram baseadas em trabalhos internacionais, que não se ajustam à nossa realidade.  

O estudo foi realizado com mais de 1.000 moradores de 308 residências de Juiz de Fora. Eles responderam questionários e passaram por exames de audição (audiométricos). O trabalho de campo já foi encerrado e está na fase de análise estatística.

Esse trabalho será tema de doutorado da médica otorrinolaringologista e professora da UFJF, Letícia Raquel Baraky. Ela explica que o objetivo é avaliar as questões que influenciam a surdez e Juiz de Fora servirá de modelo para que o estudo seja aplicado em outras cidades. Co-orientado pela Profª. Dra. Nádia Raposo, da UFJF, o trabalho mostra a incidência da surdez na população brasileira e relaciona a perda auditiva com outras doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial.