Com ações sustentáveis, Cesteb renova parque de informática

Equipamentos descartados são destinados a projetos de inclusão digital

qua, 24/06/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) mostra que é simples e fácil desenvolver ações de sustentabilidade. A companhia está modernizando o seu parque de informática e substitui 43 servidores por um único equipamento que tem o dobro da capacidade – a capacidade total dos 43 servidores era de 2,0 terabytes e do novo é de 5,6 terabytes. Até o final do ano, essa capacidade será expandida para 20 terabytes. 

Com essa medida, além da maior eficiência, a Cetesb vai ter ganhos com um equipamento mais compacto, com menor consumo de energia, menor carga no sistema de ar condicionado e redução na geração de resíduos eletrônicos no futuro. Outra vantagem é o ganho de espaço, que será reduzido para menos da metade da área atual.

Os investimentos até o momento somaram R$ 670 mil, provenientes do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Até o final do projeto deverão ser aplicados mais R$ 1,2 milhão provenientes da compensação ambiental do Rodoanel. “Os investimentos em hardware, software, instalação e treinamento têm o objetivo de atualizar os sistemas e garantir à empresa recursos tecnológicos que permitam seu funcionamento e atendimento das demandas futuras nos próximos 10 anos”, diz o gerente do Departamento de Tecnologia da Informação, Oleg Archiptchuk.

Reciclagem e solidariedade

Os equipamentos descartados têm destinação correta. “Embora já não sirvam para a Cetesb, os micros podem ser recuperados e destinados ao uso em projetos de inclusão digital. Isso prolonga a sua vida útil, evita o seu sucateamento e a geração imediata de resíduo eletrônico”, explica o gerente do setor de suporte tecnológico, Antonio de Castro Bruni.

Os equipamentos recuperados são encaminhados ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), que os distribui para ONGs. Apenas os micros que não puderem ser reutilizados, são destinados à reciclagem – com a recuperação dos metais, incluindo materiais nobres como o ouro, encontrados nas placas.

O parque de informática da Cetesb possui hoje 2.100 micros e 2.500 usuários, com renovação anual de 350 equipamentos obsoletos e novas aquisições para atender a demanda. O departamento da Cetesb atende também parte do parque da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Futuras aquisições de equipamentos, como os 350 novos microcomputadores ainda este ano, também deverão atender especificações ambientais. As exigências incluem soldas sem chumbo e identificação dos tipos de plásticos, o que facilita a reciclagem.

O projeto recebeu, no ano passado, o Prêmio Congresso de Informática Pública 2008 (CONIP). Ganhou também o Prêmio Professor Francisco Romeu Landi, concedido pelo Comitê Gestor de Internet (CGI) como Destaque de 2008. Essa premiação valeu uma viagem à Itália, onde o projeto foi apresentado por Bruni em um encontro técnico mundial.