CPTM abre programa educativo para a correta utilização dos trens

Com atividades recreativas, a empresa educa os futuros passageiros

dom, 21/06/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A criança de hoje será o passageiro de amanhã. Partindo desse princípio, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) criou o Programa Usuário do Amanhã. O objetivo é educar os futuros passageiros para a correta utilização dos trens e estações e também aproximar a comunidade e a empresa, oferecendo atividades educativas e recreativas, além de transmitir noções de cidadania.

O programa inclui viagens de trem, visitas aos Centros de Controle Operacional (CCO), à cabine de trem e passeios culturais à Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca, Estação Pinacoteca, Memorial da América Latina, Sala São Paulo, Jardim da Luz ou Museu da Língua Portuguesa.

Além disso, os participantes assistem palestras sobre história do sistema ferroviário, coleta seletiva de lixo, precauções contra a dengue e noções de cidadania.

A edição 2009 do programa já começou. Para participar, as escolas e entidades devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário da CPTM pelo telefone 0800 0550 121, de segunda a sexta-feira ou pelo e-mail usuário.amanha@cptm.sp.gov.br.

O passeio começa sempre na estação mais próxima do estabelecimento. Entre os meses de junho e julho, já estão agendadas visitas com 15 entidades.

Confira a programação deste mês:

Linha 10-Turquesa: no dia 24, a estação Santo André será o ponto de partida da galerinha da EMEF Cecília Maria, a partir das 11h. Depois da palestra, o grupo visitará o acervo da Pinacoteca. A Estação Tamanduateí receberá a EMEI Maria Luiza no dia 26, às 9h, quando os alunos participarão de uma palestra e passearão no Jardim da Luz.

Linha 11-Coral: a Estação Guaianazes estará aberta para a EMEF Mário Covas no dia 23, a partir das 11h.  Os alunos assistirão à palestra e em seguida conhecerão a Pinacoteca do Estado.

Linha 12-Safira: a Estação Jardim Helena-Vila Mara contará, no dia 30, com a presença da Escola Estadual Doutor Diogo de Faria, que participa pelo 5º ano consecutivo. A programação começa às 9h e inclui palestra, visita ao CCO, visita à cabine do trem e à Sala de Som onde os alunos observarão das câmeras o monitoramento das plataformas, o acompanhamento das chegadas e partidas dos trens e o anúncio dos avisos educativos e informativos ao público.

Histórico 

Criado na FEPASA em outubro de 1987 e mantido desde a fundação da CPTM, em 1992, o Usuário do Amanhã atende instituições de ensino e entidades comunitárias da Região Metropolitana de São Paulo. O foco do projeto são crianças e jovens, mas grupos de qualquer idade podem participar. Desde a criação, o programa já atendeu a mais de 152 mil pessoas.

Em 2003, o projeto recebeu o prêmio Programa Gestão Pública e Cidadania, promovido pelas fundações Getúlio Vargas e Ford, e apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).