Serra pede colaboração de prefeitos na lei antifumo

Jornal da Cidade/Rio Claro

qui, 18/06/2009 - 9h24 | Do Portal do Governo

O governador José Serra pediu o apoio dos prefeitos paulistas na aplicação da lei antifumo. “Queremos ter a cooperação das prefeituras, temos de mobilizá-las. Elas têm de ser a ponta de lança nisso”, disse Serra para mais de 90 prefeitos na tarde de terça-feira, 16, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na capital. A lei, sancionada no dia 7 de maio, veta o uso do cigarro em ambientes fechados de uso coletivo.

“Vamos treinar gente do Procon e da Vigilância Sanitária, mas é preciso que as prefeituras também façam o treinamento, que enviem os seus técnicos para o treinamento que será feito em todo o interior”, destacou o governador durante cerimônia de assinatura de convênios do Estado com municípios no valor de R$ 21,5 milhões. “Procon e Vigilância Sanitária estão mobilizados, mas no atacado. No miúdo, o trabalho das prefeituras é fundamental”, completou o governador.

Serra lembrou que o cigarro já é barrado nos aviões e nos cinemas, mas ninguém deixou de voar ou de freqüentar as salas de projeção por conta da proibição. “Esta é uma luta pela coletividade, pela saúde e pela qualidade de vida das pessoas”, resumiu.

Neste mês, técnicos da Secretaria Estadual da Saúde realizam inspeções educativas com o objetivo de orientar os proprietários sobre a importância da lei como medida de saúde pública, além de divulgar as penalidades previstas para quem permitir o fumo nos ambientes fechados. A fiscalização com multa ocorrerá a partir de agosto.