Cidades da região estão entre as 10 melhores

Cruzeiro do Sul/Sorocaba

ter, 16/06/2009 - 10h26 | Do Portal do Governo

Tietê, Cerquilho, Araçoiaba da Serra e Piedade são as melhores cidade colocadas na região ImprimirEnviar por e-mailQuatro cidades da região – Tietê, Cerquilho, Araçoiaba da Serra e Piedade – estão entre as dez melhores no Índice Futuridade, indicador calculado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) que avalia a qualidade da vida e a promoção do bem-estar da população idosa. Outras duas cidades – Capela do Alto e Sarapuí – estão entre as 16 piores. A avaliação foi feita pela primeira vez neste ano e levou em conta dados obtidos nos 645 municípios do Estado de São Paulo. A cidade de Sorocaba ficou com a 302.ª posição e Votorantim com a 544.ª colocação.

Segundo informações da Fundação Seade, o Índice Futuridade é um Plano do Governo do Estado de São Paulo para a Pessoa Idosa (…) que tem por objetivo a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população idosa paulista. Conforme o documento, os números ajudarão o Estado e municípios a acompanhar o envelhecimento da população e desenvolver políticas públicas de inclusão de pessoas idosas.

Todos os municípios que obtiveram o Índice Futuridade maior que 60,1 pontos foram considerados que oferecem alto atendimento ao idoso. De 60 a 48, são classificados como médio-alto. A classificação ‘médio é válida para os municípios que obtiveram nota de 47,9 a 35 e as cidades que tiveram índice menor do que 35 foram avaliadas como de ‘baixo atendimento.

O melhor resultado para cidades da região foi conseguido por Tietê, que somou 81,4 pontos no Índice Futuridade e obteve a terceira colocação do Estado, atrás de Altinópolis (85 pontos) e Santo Antônio da Alegria (86,2 pontos). Em quarto lugar no Estado ficou Cerquilho, com 80,8 pontos, seguido de Araçoiaba da Serra, que obteve 78,9 pontos. Piedade ficou em 10.º lugar, com 75,5 pontos. Segundo a Fundação Seade, Sorocaba, que obteve 49 pontos, tinha 57.747 idosos em 2008, ou 9,84% da população total. Votorantim obteve 35,5 pontos, com população idosa de 9.449 pessoas em 2008 (8,76% do total).

Como calcular o índice

Para chegar ao número-índice, que mostra qual a posição da cidade em relação aos demais municípios do Estado, a Seade levou em consideração 12 outros indicadores, boa parte deles ligados ao atendimento público oferecido ao idoso. Dos municípios, foram levados em conta: a população em 2008, aquela com 60 anos ou mais nesse mesmo ano, a proporção dessa faixa etária no total da população, a porcentagem de atendimento básico, a porcentagem de atendimento de média e alta complexidade, as ações de proteção social básica e especial, a taxa de mortalidade de 60 a 69 anos, a proporção de óbitos de 60 a 69 anos no total de mortes acima dos 60 anos, o indicador sintético de saúde, a participação sociocultural, a participação institucional e a participação.