Trem turístico faz a sua primeira viagem comercial hoje pela manhã

Mogi News

seg, 15/06/2009 - 9h45 | Do Portal do Governo

A primeira viagem comercial do Trem Turístico está marcada para hoje, às 8h30. De acordo com informações do site da CPTM (www.cptm.sp.gov.br), 109 lugares já estavam reservados até as 14h30 de ontem. A venda dos bilhetes restantes segue hoje pela manhã na estação Luz, antes da primeira partida. Ao todo, a composição conta com 175 poltronas disponíveis.

O preço do bilhete é R$ 28 por pessoa, ida e volta, mas, em caso de grupos de até quatro pessoas, há um desconto de 50% a partir da primeira passagem. O pagamento pode ser feito somente em dinheiro.

A locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3, de 1952, e duas composições com os passageiros sairão da Luz às 8h30, da plataforma 4. Em Mogi, os visitantes poderão conferir a feira de artesanato “Feito a Mão”, na praça Oswaldo Cruz, que reúne barracas de flores, frutas, produtos artesanais, além de atrações culturais de música, dança e exposições. Há ainda outros três roteiros alternativos. Os bilhetes para conferir estas atrações são vendidos à parte no balcão da operadora turística junto à bilheteria do Expresso Turístico.

Roteiros

Por abrigar uma das mais importantes colônias japonesas do Estado, o bairro do Itapeti é uma das opções de visitação aos turistas do Expresso. Quer optar pelo passeio, poderá conferir o Circuito das Flores, criado pela Associação Cultural do Itapeti. A entidade conta com aproximadamente 60 famílias que produzem cerca de 5 milhões de vasos de orquídeas por ano.

Já o Circuito Ambiental leva os visitantes para o Parque da Neblina. O local permite desde caminhadas tranquilas entre as matas e contemplação de cachoeiras até a oportunidade de observar mais de 94 variedades de orquídeas nativas, entre elas, algumas das menores espécies conhecidas no mundo.

No Circuito Cultural são várias as atrações, a primeira delas é o complexo histórico das igrejas do Carmo, no Largo do Carmo. A igreja foi tombada pelo Condephaat, em 1982, e pelo Iphan (Patrimônio Nacional), em 1967. Construída pela Confraria Leiga de Nossa Senhora do Carmo em 1762, é separada da Igreja da Ordem Primeira apenas por um corredor. Destacam-se os altares barrocos e as pinturas no forro da nave, capela-mor e sacristia, datadas do fim do século XVIII. O Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco e o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos também constam no roteiro do Circuito Cultural. O Expresso Turístico retorna à São Paulo às 16h30.