São Paulo realiza mutirão para doar óculos a crianças

Programa do governo estadual vai examinar mais de 130 mil alunos da rede estadual e municipal

sáb, 16/05/2009 - 14h59 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), Monica Serra, acompanha neste sábado, 16 de maio, o primeiro mutirão do programa Visão do Futuro.

A iniciativa acontece em quatro locais diferentes: Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo – Unifesp, Hospital das Clínicas – USP, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Hospital São Luiz Gonzaga . Esta é primeira etapa dos mutirões, que acontecerão todos os sábados até o dia 15 de agosto, exceto no período de recesso escolar (dez dias de julho) e no dia 13 de junho (feriado de corpus Christi).

“É muito importante conscientizar a população de que é preciso cuidar cedo da visão das crianças. Elas têm direito à escola e ao estudo, mas nós temos que dar todas as condições para que possam exercer esse direito. Crianças que têm dificuldade de visão não conseguem estudar. Então, de nada adianta ter o direito se a criança não tem dinheiro para ir ao médico ou comprar óculos. Se nada for feito, essa criança será o analfabeto de amanhã. Por isso, é muito importante a participação ativa dos nossos parceiros: a Associação das Consulesas de São Paulo, que está doando os óculos, e os médicos que, ao mesmo tempo em que se dedicam aos mutirões, realizam uma importante pesquisa, que nos fará saber como é que está a visão da população”, afirmou Monica Serra.

O programa Visão do Futuro treina professores para que eles possam realizar testes de acuidade visual nos 131 mil alunos matriculados na 1ª série e no 1.º ano das redes públicas de ensino estadual e municipal da capital. Após esta triagem, as crianças que apresentam problemas visuais são encaminhadas para os mutirões.

Lá, elas são examinadas por médicos que verificam se existe a necessidade do uso dos óculos. Uma equipe fica disponível nos mutirões para observar qual modelo de armação pode ser adotado pelo aluno, levando em conta a preferência da criança. Cada óculos recebe um código de barras com a identificação do usuário e os pais precisam assinar um termo de recebimento. Os óculos (armação e lentes) são doados pela Associação das Consulesas de São Paulo (Aconsp).

Os testes de acuidade visual começaram no dia 29 de abril. Ao término dos mutirões e da entrega dos óculos, o Programa terá um diagnóstico completo sobre a saúde visual das crianças entre 6 e 8 anos do ensino público da capital. Além disso, os alunos que apresentarem dificuldades visuais serão acompanhados anualmente pela rede de serviços de Saúde, garantindo assim a continuidade do atendimento.

O programa Visão do Futuro é uma parceria do FUSSESP com a Aconsp, as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Saúde, e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.