SUS atende um paciente com câncer a cada 30 minutos

90% dos casos de câncer do pulmão estão relacionados ao uso do cigarro

qui, 14/05/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A cada 30 minutos uma pessoa procura as unidades públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo com câncer nos pulmões e brônquios – doença diretamente ligada ao tabagismo.  Esse dado é resultado de um estudo da Secretaria da Saúde, que será divulgado em breve no Boletim Epidemiológico Paulista.

Segundo a pasta, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao uso contínuo do cigarro. No ano passado, 4.537 pessoas trataram a moléstia. “Os cânceres de pulmão e brônquios são alguns dos mais letais conhecidos. A sobrevida de quem vai ao sistema para se tratar com câncer em estágios 3 e 4 é de 50% em dois anos”, afirma José Antônio Marques, oncologista da Fundação Oncocentro de São Paulo.  

Outro dado preocupante é o número de homens que acionam o sistema público para cuidar da doença. No ano passado foram 2.825 casos, 62,27% do total. Além disso, os homens representam apenas 37,92% dos atendimentos para deixar o uso do tabaco. “O sexo masculino só vai se tratar quando já apareceu alguma patologia clínica. A mulher, aparentemente, é mais preocupada com a saúde e por isso busca tratamento tão logo surgem os primeiros sinais de que algo não anda bem”, constata Luizemir Lago, coordenadora do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas. 

Da Secretaria da Saúde