Meio Ambiente: Livro traz reflexões sobre ações propostas na Rio 92 e expectativas sobre a Rio+10

nd

qua, 10/04/2002 - 19h10 | Do Portal do Governo

O livro ‘Meio Ambiente, Direito e Cidadania’, lançado esta semana no auditório da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, traz a visão de especialistas de diversas áreas sobre os principais temas discutidos na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, analisando as medidas adotadas e seus desdobramentos em termos nacionais e internacionais.

O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, é um dos autores da coletânea, assinando o artigo ‘Efeitos Podem Ser Irreversíveis’, no capítulo sobre ‘Mudanças Climáticas’. Neste artigo, ele faz um alerta sobre a questão da destruição da camada de ozônio, analisando a ação de produtos como o clorofluorcarbono, conhecido como CFC, o efeito estufa e outros assuntos.

O livro constitui-se em leitura obrigatória para quem milita na área ambiental, especialmente neste ano em que o mundo se prepara para a Conferência de Cúpula sobre o Desenvolvimento Sustentável, conhecida como a Rio+10, que se realizará em Johannesburgo, na África do Sul, nos meses de agosto e setembro, para um balanço dos progressos alcançados a partir das propostas formuladas em 1992.

Editado pela Signus Editora e pelo Núcleo de Informações em Saúde Ambiental da USP, o livro aborda os seguintes temas: O Meio Ambiente Urbano e a Proteção Ambiental; Diversidade Biológica, Engenharia Genética e Biossegurança; Mudanças Climáticas; Unidades de Conservação e Florestas; Cooperação Técnica e Financeira, Bancos e Meio Ambiente; e A Interação Necessária.

Os artigos foram reunidos e editados pelos professores Arlindo Philippi Jr., da Faculdade de Saúde Pública, Alaor Caffé Alves, da Faculdade de Direito, Marcelo de Andrade Roméro e Gilda Collet Bruna, ambos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.