Cidadania: Núcleos da Defesa Civil serão inaugurados em escolas de Campinas e Sorocaba

Projeto será lançado hoje em Salto e Cabreúva

qui, 04/04/2002 - 9h03 | Do Portal do Governo

Objetivo do programa é fortalecer a participação comunitária para a resolução conjunta de seus próprios problemas por meio de ações preventivas e de mobilização

O reforço do tema ‘cidadania’ trabalhado por professores com crianças e adolescentes nas escolas, além da conscientização para o desenvolvimento de um senso de percepção de risco mais apurado, estará sendo consolidado nesta quinta-feira, dia 4, por meio da inauguração dos primeiros Núcleos de Defesa Civil em Escolas nas regiões de Campinas e Sorocaba.

O projeto, que pretende atingir aproximadamente 8 milhões de alunos do ensino fundamental e médio, visa a inserção da Defesa Civil nos currículos escolares em forma de temas transversais, possibilitando a professores e alunos identificar e mapear problemas e riscos de onde vivem e, o mais importante, adotar medidas de conscientização e mobilização no sentido de prevenção e, se possível, colaboração para o saneamento dos problemas.

Por iniciativa de professores, alunos e da própria comunidade, duas escolas dos municípios de Salto e Cabreúva estarão inaugurando os primeiros Núcleos. Em Salto, o lançamento do primeiro Núcleo será realizado às 10h30, na Escola Estadual Mirinha Tonello, e no município de Cabreúva, a Escola Estadual Capitão Vitório Togni estará inaugurando seu Núcleo às 15 horas.

Os dois eventos contarão com a presença de várias autoridades, entre elas, de Prefeitos da região e do Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Roberto Allegretti, além dos professores, pais, alunos, representantes das Comissões Municipais de Defesa Civil e da comunidade vizinha às escolas.

Pioneiras de um processo de implantação de Núcleos que a Defesa Civil do Estado está realizando para cada uma das quinze Regiões Administrativas do Estado, as escolas Salto e Cabreúva estarão trabalhando com os Núcleos na formação de uma consciência da realidade de sua região e da responsabilidade social de cada um. O objetivo do programa é fortalecer uma mentalidade preventiva e, principalmente, a importância da mobilização e participação comunitária para a resolução conjunta de seus próprios problemas.

A implantação de novos Núcleos de Defesa Civil já está em pleno desenvolvimento também nos municípios de Araçatuba, Vera Cruz, Garça, Tapiraí e São José dos Campos.