Alckmin promove mutirão da cidadania na favela Pantanal

As ações foram definidas nesta terça-feira, dia 19, em reunião com líderes comunitários da favela

ter, 19/03/2002 - 20h12 | Do Portal do Governo


Os moradores da favela Pantanal, na Zona Sul da Capital, vão viver um dia diferente no próximo domingo, 24, quando um verdadeiro mutirão coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), secretários de Estado e o Comando Geral da Polícia do Estado fará uma radiografia das melhorias que cada área do Governo poderá realizar em benefício das 100 mil famílias daquela região, uma das mais violentas da cidade.

A iniciativa partiu do governador Geraldo Alckmin em reunião realizada nesta terça-feira, dia 19, com secretários de Estado e lideranças da comunidade do Jardim Pantanal, entre elas, Maria de Lurdes Teixeira Brito Cordeiro, Antônio Pereira Brito, Neusa Terezinha Cândido, Cláudio de Souza Santana, Maria Elizete de Carvalho e Joel Samengo de Souza

Alckmin definiu as ações com representantes de associações de moradores dos núcleos de Santa Terezinha, Cidade Júlia e Parque Primavera. O encontro foi promovido pela presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, antiga colaboradora das entidades assistenciais da favela Pantanal.

A primeira proposta do Governo para melhorar as condições de vida dos moradores da região foi a implantação imediata do ‘Programa Renda Cidadã’, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para atender as famílias em situação de extrema pobreza. A inclusão dos moradores no programa vai proporcionar um subsídio mensal de R$60,00 para complementação de renda.

Ao anunciar a medida, o governador lembrou que só poderão receber os benefícios as famílias que mantiverem seus filhos na escola e com carteira de vacinação em dia. Alckmin destacou ainda que caberá as associações de bairro cadastrar essas famílias, para que recebam a quantia por meio de cartão magnético distribuído em nome da mulher, que passará a receber todo mês o benefício no banco Nossa Caixa.

O Renda Cidadã tem o objetivo de reorganizar a vida das famílias pobres, proporcionando melhoria da qualidade de vida e inclusão social. Para participar do Renda Cidadã, a família deve residir no município há pelo menos dois anos e ter uma renda mensal de até um salário mínimo.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Nelson Proença, destacou a importância do trabalho realizado em conjunto com as associações de moradores. ‘As associações devem dar apoio às famílias, cadastrando e acompanhando os participantes do programa’.

Para a líder comunitária Maria de Lurdes, a favela Pantanal é uma das regiões mais pobres da cidade. ‘Temos mais ou menos 25 mil crianças e o Renda Mínima vai matar a fome de muita gente’. ‘Lurdinha’, como é conhecida, também lembrou que os primeiros brinquedos que as crianças da favela ganharam foram doados por Maria Lúcia Alckmin.

Outra iniciativa proposta foi tirar os menores da rua oferecendo mais lazer na região. Para isso, o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Gabriel Chalita, se propôs a construir quadras de esporte, numa área conhecida como ‘7 Campos’, que pertence a EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S/A, vinculada à Secretaria de Energia e Recurso Hídricos. Além das quadras, será oferecido também material esportivo para implementar as atividades de lazer da região.

Chalita lembrou que essas ações demonstram eficiência ao implementar programas que previnem práticas criminosas. ‘Quando se envolve ação social, cultural, educação, esporte e saúde, enfim cidadania, o resultado é fantástico. O governo Alckmin sabe que é preciso cuidar das pessoas’.

O coronel Rui César Mello também foi convidado a participar do mutirão do próximo domingo para viabilizar a implantação de uma Base de Polícia Comunitária fixa. A secretaria de Educação foi convocada por Alckmin para buscar soluções para a falta de vagas nas escolas públicas da região.