Páscoa: Ipem-SP encontra poucas irregularidades no comércio de ovos de chocolate

Instituto é vinculado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania

ter, 19/03/2002 - 18h44 | Do Portal do Governo

Dos 64 produtos de Páscoa verificados nos dias 18 e 19 de março pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), na capital e interior paulista, cinco apresentaram quantidade abaixo da especificada nas embalagens.

Em São Paulo, dos 27 produtos verificados, apenas um foi reprovado: o ovo de ‘Páscoa Gardner’, de 160g, que apresentou erro de até 19,7g a menos em sete embalagens do lote verificado.

No interior paulista, dos 37 produtos verificados, quatro foram reprovados. Os maiores erros foram o bombom com creme de avelã ‘Corações de Chocolate Montevergine’, de 180g, da região de Presidente Prudente, que estava com 4,4g a menos na média; e o ovo de Páscoa nº 17 ‘Kidelícia’, de 300g, da região de Bauru, que apresentou 3,80g a menos na média.

Os responsáveis pelas irregularidades têm 15 dias para apresentar defesa e poderão ser punidos com multa de até R$ 2,4 mil, dobráveis na reincidência.

O Ipem-SP atende denúncias e reclamações pelo telefone 0800.13.0522 (Ouvidoria), de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h30.

Orientação ao consumidor na compra dos ovos de Páscoa

A aquisição de ovos de Páscoa exige cuidados e os técnicos do Ipem dão algumas dicas para que o consumidor não seja lesado.

A principal delas é a de que o ovo de chocolate deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Porém, como qualquer mercadoria acondicionada, é importante lembrar que esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, neste caso do chocolate, desconsiderando-se o valor da embalagem e dos brindes, porventura existentes.

Com relação àquela numeração que os ovos possuem, o Ipem adverte que elas servem apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho. Cabe ao consumidor, portanto, ficar atento à indicação do peso líquido do ovo de chocolate.

Outro item a ser checado são os brindes. Quando anexados às embalagens, precisam conter todas as informações previstas, como prazo de validade, registro nos órgãos competentes e, no caso de brinquedos, a indicação da faixa etária a que se destinam, acompanhada da marca de conformidade do Inmetro, que garante a qualidade do brinquedo e a das crianças.