Transportes Metropolitanos: CPTM trabalha na fundação das colunas que criarão os novos saguões no s

Obras fazem parte do Projeto Integração Centro

sex, 15/03/2002 - 12h02 | Do Portal do Governo

Começaram esta semana os trabalhos de fundação de mais quatro colunas, de um total de 16, que permitirão a construção da laje que sustentará as linhas de trem que passam pela Estação da Luz. Sob essa laje serão escavados os dois saguões subterrâneos de onde sairão as galerias que farão a ligação das plataformas de embarque e desembarque com a Estação do Metrô, com a avenida Cásper Líbero e com a Pinacoteca do Estado.

Para a montagem dessas colunas, a CPTM precisou desativar e demolir 3 das 4 plataformas da Luz, passando a operar, pelo período de 90 dias, com apenas uma plataforma. Essa operação, inédita em todo o sistema metro-ferroviário, obrigou a CPTM a realizar embarques e desembarques, de 3 em 3 minutos, monitorados por equipes treinadas para informar e orientar o público de forma direta, com a utilização de radio-comunicadores e megafones.

Nas laterais externas da estação, tanto do lado da rua Mauá quanto da Praça da Luz, as obras dos acessos aos dois saguões seguem adiantadas. Até o momento, já foi levantado cerca de 30% das paredes de contenção (chamadas de ‘paredes diafragma’), do saguão I, e 25% das paredes de contenção do saguão II. Paralelamente, está em fase de conclusão a instalação do reforço das fundações antigas da Estação da Luz, o que viabilizará a execução do túnel que dará acesso à Pinacoteca.

Todas essas obras fazem parte do Projeto Integração Centro, da CPTM, que fará a ligação direta entre as Estações Brás, Luz e Barra Funda, permitindo a interligação física da rede metropolitana de trens, das regiões leste e oeste, além dos sistemas de trens e de metrô, na Estação da Luz.

As obras incluem a construção de um trecho ferroviário de 7 km, entre as estações Brás, Luz e Barra Funda. Neste trecho, a malha será ampliada de duas ou três vias para quatro vias. Além da ampliação da via permanente, da implantação de nova rede aérea, de sistemas de telecomunicações e de sinalização, o projeto prevê a readequação funcional e a restauração arquitetônica da Estação Brás e da gare da Estação da Luz, e pequenas adaptações na Estação Barra Funda.