Nova sede da Secretaria da Segurança Pública marca integração das Polícias Civil e Militar

Em um único local, estarão instalados o secretário da Segurança Pública e os comandantes das duas corporações policiais

qui, 20/12/2001 - 15h14 | Do Portal do Governo


O processo de integração das polícias no Estado de São Paulo ganhou força com a inauguração da nova sede da Secretaria da Segurança Pública, realizada nesta quinta-feira, dia 20. Além do secretário Marco Vinicio Petrelluzzi, o novo prédio abrigará os comandantes das Polícias Civil e Militar e contará com uma sala estratégica para a tomada de decisões em conjunto.

O prédio está localizado no centro da Capital e, segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo, representa uma união de forças contra a criminalidade. ‘Aqui será possível uma troca rápida de informações entre as polícias, o que trará mais tranqüilidade para a população’, disse.

Unir as duas polícias paulistas é um objetivo que vem sendo perseguido desde o ano de 1999. Petrelluzzi explicou que a Polícia é uma instituição hierárquica e, por isso, o exemplo tem de ser dado pelo alto comando. ‘Com os comandantes atuando de forma integrada é mais fácil levar essa idéia a toda corporação’, analisou.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rui César Melo, a medida irá facilitar a execução de ações táticas integradas. ‘Será possível racionalizar o emprego dos 120 mil homens e mulheres que atuam nas Polícias’, observou. Ele também disse que a união irá proporcionar uma grande economia nos gastos das corporações.

Equipado com computadores conectados à internet, monitores de vídeo, rádios escuta e outros equipamentos de última geração, o segundo andar do prédio da Secretaria foi batizado com o nome de sala-de-situação Mário Covas. É uma sala espaçosa dividida em três ambientes por vidros que fazem o isolamento acústico e visual. Estas divisórias podem ser estrategicamente retiradas, dependendo da necessidade.

Neste espaço é possível o gerenciamento de até três crises simultâneas. ‘Aqui, por exemplo, dá para ter todas as informações on-line de acontecimentos como rebeliões, blecaute ou rompimento de redes de transmissão de energia’, exemplificou Petrelluzzi.

A cerimônia de transferência da sede da Secretaria foi presidida pelo governador Geraldo Alckmin, que também fez a inauguração da sala-de-situação. ‘Este local representa o centro da integração das Polícias. É onde serão tomadas as decisões mais importantes para São Paulo, na área da Segurança Pública’, destacou.

O governador afirmou que a reforma e restauração do prédio Saldanha Marinho, onde está instalada a Secretaria, foi realizada com a mão-de-obra de 40 presos do sistema carcerário paulista. Nas obras, foram investidos R$ 5,7 milhões.

Alckmin destacou que a antiga sede, no bairro de Higienópolis, será utilizada por uma unidade anti-seqüestro. Ele lembrou ainda que a transferência também fez parte do programa de revitalização do centro da Capital. ‘A Segurança é a colaboração mais efetiva para a revitalização.’

Edifício Saldanha Marinho

O edifício Saldanha Marinho está localizado na Rua Libero Badaró, nº 39, Centro da Capital. Foi construído no início da década de 30 e tombado pelo patrimônio histórico em 1985.
É uma das mais belas obras do estilo arquitetônico art déco, com 13 andares, dois subsolos e uma cobertura, em uma área de 11.014 metros quadrados. A restauração procurou resgatar o projeto original, com a preservação, entre outros detalhes, de caixilhos, pisos em mármore e vitrais da época.

Rogério Vaquero