Artistas plásticos argentinos expõem no Museu do Imigrante

Mostra quer unir os povos por meio da arte

qua, 21/11/2001 - 17h40 | Do Portal do Governo

A 1ª Exposição de Artistas Plásticos Argentinos residentes no Brasil será realizada no Memorial do Imigrante, no período de 24 de novembro a 9 de dezembro. A mostra, coordenada pela Secretaria Estadual da Cultura, tem por objetivo oferecer à comunidade argentina residente em São Paulo, uma oportunidade para conhecer os trabalhos de seus patrícios.

Por sua vez, os argentinos pretendem demonstrar nessa exposição de artes plásticas, que as afinidades entre Brasil e Argentina superam as rivalidades tão marcantes nos embates futebolísticos.

A proposta cultural visa erradicar uma pretensa inimizade, para consolidar positivamente os laços de fraternidade que devem existir entre os países do Cone Sul, independentemente dos recentes atritos no campo financeiro ou nas históricas partidas de futebol.

Um detalhe que visa enriquecer a inédita exposição argentina é a participação de artistas jovens dividindo espaço com sexagenários, todos oriundos de um país cuja maioria da população descende de imigrantes.

A proposta cultural tem como meta indicar que as diferenças deste ou daquele idioma não prevalece, quando se pretende uma linguagem universal para traduzir a arte. O Clube Argentino pretende ainda fomentar eventos paralelos, aos sábados e domingos, com música, dança e workshops, além da exibição de vídeos sobre nossos vizinhos do sul.

O Museu do Imigrante funciona de terça a domingo, das 10 às 17 horas. Fica na rua Visconde de Parnaíba, 1316, na Mooca.