Adolpho José Melfi é o novo reitor da USP

Posse será realizada no próximo dia 23

seg, 12/11/2001 - 15h41 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, dia 12, o nome de Adolpho José Melfi como novo reitor da Universidade de São Paulo (USP). Melfi, atual vice-reitor da Universidade, era o primeiro nome da lista tríplice apresentada ao governador na última sexta-feira. A posse do novo reitor será no próximo dia 23, às 17 horas, no prédio da Reitoria, Cidade Universitária – USP.

Melfi é docente da USP desde 1964, sendo atualmente professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Geólogo, formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1960, obteve o título de Doutor em Ciência, por esta mesma faculdade, em 1967, e o de Livre Docente pelo Instituto de Geociências, em 1972.

Neste mesmo Instituto, realizou os concursos de Professor-Adjunto, em 1974, e de Professor Titular, em 1975. Foi professor associado no Institut de Géologie de l’ Université de Strasbourg (França), em 1984/1985, e na Faculté des Sciences de l’Université d’AIX- Marseille III (França), em 1990/1991. Realizou dois programas de pós-doutoramento no Institut National de la Recherche Agronomique (Versailles-França) em 1967/1968 e 1972. Como pesquisador, estagiou na Itália (Universita de Trieste), França (CNRS, ORSTOM, BRGM, Université de Toulouse, Université de Poitiers, Université de Paris 6) e Canadá (Univerty of Lake Head).

Melfi é atualmente pesquisador do CNPq e também membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1977), membro titular da Academia Brasileira de Ciências (1991), membro titular da Academia de Ciência da América Latina (1997) e membro correspondente da Académie d’Agriculture de France (1998). Em 1998 recebeu o título de Docteur Honoris Causa pela Université d’Aix-Marseille III (França).

Com 37 anos de experiência acadêmica, científica e administrativa da USP, Melfi assegura que três princípios nortearão sua gestão na universidade: compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade; exercício de uma gestão participativa e transparente; e inserção da universidade na sociedade, por meio da participação ativa nas grandes questões nacionais.

Os dois outros nomes da lista tríplice eram de Erney Plessmann de Camargo, professor do Instituto de Ciências Biomédicas, e Antônio Marcos de Aguirra Massola, diretor da Escola Politécnica.