Governo do Estado inaugura Ambulatório de Especialidades na Zona Sul da Capital

Com capacidade para atender mais de mil pessoas/dia, Ambulatório Jardim dos Prados oferece 13 especialidades, diagnósticos e apoio

ter, 30/10/2001 - 14h48 | Do Portal do Governo

Pacientes da Zona sul da Capital passam a contar com mais um importante serviço de atendimento da rede de saúde do Governo do Estado. Nesta terça-feira, dia 30, foi inaugurado o Ambulatório de Especialidades Jardim dos Prados. O atendimento é 100% SUS (Sistema Único de Saúde), portanto, gratuito.

Os pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de diversos bairros da Zona Sul da Capital e os do Programa Saúde da Família, Qualis, coordenado pela Associação Congregação Santa Catarina, podem se consultar com especialistas e realizar exames de diagnóstico.

Com capacidade para receber mais de 1.000 pessoas por dia, o Ambulatório de Especialidades funciona desde agosto como uma referência para as unidades básicas de saúde dos bairros de Pedreira, Campo Grande, Cidade Ademar, Jardim Miriam, Vila Missionária, Jardim Umuarama, Vila Arriete, Parque Dorotéia e Vila Constância, e para o Qualis coordenado pela Congregação Santa Catarina.

Antiga reivindicação da população da região, a unidade, que teve suas obras paralisadas por 13 anos, recebeu a visita do governador Geraldo Alckmin, nesta terça-feira, dia 30, para a cerimônia de inauguração. ‘Aprendi na faculdade que o melhor programa de saúde é aquele que começa em casa, com o médico atendendo a família’, disse o governador. ‘Depois, vem o ambulatório de especialidades, ou seja, a referência, e, por último, o hospital de alta complexidade. E é exatamente isso que estamos vendo em São Paulo’.

A unidade oferece 13 especialidades: cardiologia (infantil e adulto), dermatologia, endocrinologia (infantil e adulto), gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, neonatologia de alto risco, pequenas cirurgias, neurologia (infantil e adulto), oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia (infantil e adulto) e cirurgia (geral, gastroenterológica, pediátrica e vascular venosa).

Além de diagnósticos de imagem (raio X, ultra-sonografia, mamografia e densitometria óssea), eletrocardiograma, teste ergométrico, holter, eletroencefalograma e provas de função pulmonar. E também serviços de apoio de fisioterapia (avaliação clínica e sala de exercícios), audiometria, fonoaudiologia, psicologia (infantil e adulto) e parto.

O Governo paulista também retomou as obras e entregou para a população 11 hospitais: Itaim Paulista, Carapicuíba, Pirajussara, Pedreira, Grajaú, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Itapevi, Diadema, na Grande São Paulo, e, no Interior, em Sumaré.

Outros quatro, Vila Alpina, Sapopemba e Santo André, na Região Metropolitana, e o Hospital Regional de Bauru, no Interior, estão em obras e serão entregues no ano que vem. Todas essas unidades são administradas por Organizações Sociais de Saúde, que são entidades sem fins lucrativos e comprovada experiência em serviços de saúde.

Cíntia Cury