Alckmin acompanha Tony Blair em exposição no Centro Brasileiro-Britânico

Mais de mil fotos e 200 objetos registram resultados da convivência entre os dois povos

ter, 31/07/2001 - 14h01 | Do Portal do Governo

Mais de mil fotos e 200 objetos registram resultados da convivência entre os dois povos

Depois do passeio pelo Jardim Botânico na manhã desta terça-feira, dia 31, o governador Geraldo Alckmin acompanhou o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, em sua visita ao Centro Brasileiro Britânico, no bairro de Pinheiros, zona Oeste da Capital.

As autoridades foram recepcionadas com uma apresentação do projeto Meninos do Morumbi, criado há cinco anos pelo músico Flávio Pimenta. Com o intuito de oferecer às crianças e adolescentes de baixa renda do bairro do Morumbi, na zona Sul, e municípios vizinhos a prática musical como alternativa às drogas e à delinqüência.

Em seu discurso, o primeiro-ministro Tony Blair enfatizou os laços que existem entre o Brasil e a Grã-Bretanha, citando como exemplo de semelhança o espírito aventureiro de querer melhorar as coisas. Blair afirmou ainda que a Grã-Bretanha tem papel muito importante nas tentativas de acordo entre o Brasil e a União Européia. Ele elogiou muito o Brasil e disse que um dia de inverno como o de hoje, aqui, é melhor que um dia de verão na Inglaterra.

Durante a visita foi inaugurada a exposição ‘Os Britânicos no Brasil’ (Britain in Brazil), uma mostra que registra os fragmentos da herança britânica no Brasil em mais de mil fotografias e 200 objetos. Entre as peças estão expostas louças, pratarias, brinquedos, documentos, mapas, desenhos e maquetes. Há um módulo especial que exibe a antiga estrada de ferro São Paulo Railway, construída pelos britânicos no século XIX. Duas maquetes de seis e quatro metros mostram o trecho de Paranapiacaba-Piaçagüera, em Cubatão, que liga a Capital à Baixada Santista via Serra do Mar. A idéia é mostrar o papel importante que a civilização britânica exerceu na malha ferroviária brasileira.

A exposição foi elaborada sob coordenação do vice-presidente administrativo da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, Raymond Krinker, e tem curadoria do arquiteto e museólogo Júlio Abe Wakahara. Segundo Júlio Abe, ao contrário de outros imigrantes, os britânicos chegaram ao Brasil com capital proveniente de empresas, que foi utilizado para modernizar o País, principalmente nas áreas de finanças, seguros, transporte marítimo, terrestre e fluvial, mineração, telefonia e serviços urbanos.

A exposição será aberta ao público a partir de amanhã, 1º de agosto, e termina no dia 29 de setembro. A entrada é franca e o horário da mostra é de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas.

Gláucia Basile