Alckmin entrega viaturas para polícia em Ribeirão Preto

Governo também entregou mais de 2 toneladas de remédios do programa 'Dose Certa'

sex, 15/06/2001 - 15h59 | Do Portal do Governo

Governo também entregou mais de 2 toneladas de remédios do programa ‘Dose Certa’

O governador Geraldo Alckmin esteve nesta sexta-feira, dia 15, no município de Ribeirão Preto para a entrega de uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros, uma Delegacia Móvel e uma Van descaracterizada para a Polícia Civil. “Em São Paulo, o índice de violência tem diminuído bastante; aqui em Ribeirão Preto, por exemplo, caiu 10% em relação ao ano passado. Isso mostra que o caminho certo é a integração das Policias Civil, Militar, Prefeitura e sociedade civil’. Alckmin disse ainda que a Cadeia ll de Ribeirão Preto deixa de ser responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e passa a ser gerenciada pela Secretaria da Administração Penitenciaria, liberando o policial para serviços de polícia investigativa, ostensiva, permitindo que a polícia esteja nas ruas.

Similar a uma base comunitária móvel, a delegacia móvel tem capacidade para conduzir até 12 policiais e conta com sistema de rádio e praticamente todos os demais equipamentos que fazem parte de uma delegacia tradicional. A Delegacia permite o deslocamento para os bairros mais distantes, onde passa a funcionar como um posto policial normal, registrando ocorrências ou servindo de base para investigações. Já a Van descaracterizada é adequada para investigações sigilosas da Polícia Civil, como campanas. Os dois veículos serão destinados ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior lll (Deinter 3).

A unidade de resgate será incorporada a uma frota que já conta com 250 unidades, sendo 81 na Capital, 34 na Região Metropolitana de São Paulo e 135 no Interior. As unidades são tripuladas por três bombeiros treinados e habilitados no curso de resgate e emergências médicas, responsável pela realização de 59.271 atendimentos durante o ano de 2000.

Desde 1995, o atual Governo já investiu cerca de R$ 400 milhões em novas viaturas, armamentos e equipamentos de informática e telecomunicações para modernizar a infra-estrutura e aprimorar o trabalho das polícias. Em cinco anos, foram adquiridos 11 mil veículos. A frota de carros da Polícia chegará em 2002 com três anos de idade, em média, fato inédito na história de São Paulo.

Alckmin lembrou que o município de Ribeirão Preto recebeu uma Base Comunitária Móvel para a Polícia Militar, em abril deste ano, e destacou que a lógica da Polícia Comunitária é a comunidade conhecendo a Polícia e vice-versa. “Nos lugares onde já funcionam, demonstram muita eficiência.” Ele disse ainda que a Assembléia Legislativa está para aprovar a criação de 4 mil vagas para guardas de muralha, liberando assim quatro mil homens para o policiamento ostensivo nas ruas.

Foram entregues também 2.139 quilos de remédios do Programa ‘Dose Certa’, fabricados pela Fundação do Remédio Popular – Furp. A Fundação foi criada para pesquisar, desenvolver, fabricar e distribuir produtos de interesse da saúde pública, melhorando a qualidade de vida da população. Em 1994, a FURP produziu 357 milhões de unidades. Já em 1995, o número foi de 708 milhões de unidades, representando um aumento de 98,31%, tendo alcançado em 2000, a marca de 1.813.152.279 unidades. A expectativa é que esse número chegue a 2,4 bilhões.

Após o evento, Alckmin conversou com o prefeito da cidade, Antônio Palocci (PT), sobre possíveis parceiras para a reurbanização de uma favela e a construção de moradias populares no local, por intermédio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo.

Gláucia Basile / Takao Miyagui