Ampliada parceria do Telecurso TEC no Estado de Goiás

A cerimônia será no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, às 8h30

ter, 03/03/2009 - 9h28 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 3, a parceria entre o Governo do Estado de São Paulo – por meio do Centro Paula Souza – e a Fundação Roberto Marinho com o Governo do Estado de Goiás – por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) -, para implantação do Telecurso TEC na modalidade aberta, será ampliada. O acordo, que foi assinado em dezembro de 2008, possibilita a avaliação e a certificação dos alunos participantes da modalidade aberta – atualmente, as provas são aplicadas apenas em São Paulo.

Durante cerimônia programada para as 8h30, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, serão assinados os termos de cooperação com prefeitos de municípios que já aderiram ao programa e haverá uma breve apresentação sobre o Telecurso TEC para buscar novas adesões.

O evento contará com a presença do governador de Goiás, Alcides Rodrigues Filho; do secretário de Ciência e Tecnologia, Joel Braga Filho; da diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá; do gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Ricardo Piquet; do gerente geral de Teleducação, Nelson Santonieri; e de diversos prefeitos de cidades goaianas.

O encontro tem também como finalidade criar mecanismos para que cada vez mais os jovens do Estado de Goiás possam se beneficiar desta iniciativa. A união de esforços pretende diminuir o índice de desemprego entre os jovens, que chega a ser 3,5% maior do que entre adultos, segundo dados do IPEA. 

Os cursos oferecidos pelo Telecurso TEC – Administração Empresarial, Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado/Assessoria – serão transmitidos pela TV Anhanguera (afiliada Rede Globo), pelo Canal Futura e pela TV Brasil. Eles foram desenvolvidos pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o Centro Paula Souza, referência no país em educação profissional, de acordo com a demanda do mercado. O objetivo do programa é alcançar o maior número de jovens possível.

O Telecurso TEC é mais uma opção para a habilitação profissional dos jovens, na modalidade de educação a distância.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza, que em 2009 completa 40 anos, administra  Escolas Técnicas (Etecs) e  Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 160 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 120 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, que oferecem cursos superiores de Tecnologia, o número de alunos matriculados ultrapassa 28 mil (números referentes ao 2º semestre de 2008).

Do Centro Paula Souza