Operação ‘Sabor Especial’ fiscaliza condimentos diversos

O Ipem-SP investe na fiscalização de produtos pré-medidos em segmentos específicos

qua, 04/02/2009 - 21h07 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, investe na fiscalização de produtos pré-medidos em segmentos específicos como forma de ampliar ainda mais o escopo de atuação.

Na segunda-feira, 9 de fevereiro, das 8h30 às 14h30, será verificada a quantidade nas embalagens de 52 lotes de azeites, vinagres, molhos de tomate, temperos e condimentos em geral.

O objetivo é prevenir o consumidor contra possíveis erros na quantidade desses produtos. Os lotes foram coletados nos pontos de venda (mercados, hipermercados, entre outros) e serão examinados em oito laboratórios do Ipem no Estado.

Representantes das empresas são previamente convidados a presenciar os exames nos laboratórios. Constatando-se erros que prejudiquem o consumidor, as empresas irregulares são autuadas e o produto pode ser interditado, apreendido ou determinada a retirada dos lotes de produtos defeituosos do ponto de venda onde ocorreu a coleta.

Há um prazo de dez dias para apresentação de defesa junto à superintendência do instituto. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa para aplicação de penalidade que vai de uma advertência ao pagamento de multa de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Operação “Sabor especial”
Dia 09/02
Horário: 8h30 às 14h30*

Santos: 10 lotes (azeites)
*Observação, apenas em Santos os exames ocorrerão das
9h às 14h
Rua Amazonas, 83 – Campo Grande

Regional de Bauru: 6 lotes (molhos cremosos)
Rua Itapura, 10 -25 – Jardim Marambá

Regional de Campinas: 6 lotes (azeites)
Av. das Amoreiras, 163 – Vila Rialto

Regional de Presidente Prudente: 6 lotes (especiarias e condimentos em geral)
Rua Coronel Albino, 550 – Jd. Aviação

Regional de Ribeirão Preto: 6 lotes (vinagres em geral)
Av. Maurilio Biagi, 2.940 – City Ribeirão

Regional de São José dos Campos: 6 lotes (molhos e derivados de tomate)
Av. Olivo Gomes, 100 –Santana

Regional de São José do Rio Preto: 6 lotes (molhos em geral)
Rua Uber Folchine, 501 – Mini Distrito – Campo Verde

Regional de São Carlos: 6 lotes (temperos prontos)
Rua Raimundo Corrêa, 1.299 -Vila Marcelino

Em caso de dúvidas, reclamações e denúncias, o telefone da ouvidoria do Ipem é: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h. E-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP