Secretário Claury Alves da Silva defendeu o esporte no Senado

Falou que esporte brasileiro só será competitivo se houver investimentos em infra-estrutura

qua, 03/12/2008 - 15h07 | Do Portal do Governo

O titular da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), Claury Alves da Silva, esteve em audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, no Senado, em Brasília, na manhã da terça-feira, 2. O secretário falou sobre as Políticas Públicas esportivas desenvolvidas em São Paulo e defendeu a tese de que o “esporte brasileiro só será competitivo se houver investimentos em infra-estrutura”.

Claury Alves da Silva prosseguiu enfatizando que “o desenvolvimento esportivo tem, necessariamente, de passar pela seguinte tríade: infra-estrutura, materiais e equipamentos esportivos e pedagogia do esporte”. Disse também que a iniciação esportiva é a base para o aperfeiçoamento e para o alto rendimento e que São Paulo em muito vem contribuindo para este cenário, “uma vez que dos 74 medalhistas brasileiros que disputaram em Pequim, cerca de 44% destes atletas treinam em solo paulista”.

Sustentou argumentos em torno do Esporte como ferramenta para estimular, atrair crianças e jovens na complementação da formação, no grau de sociabilidade, além do resgate de valores sociais, morais e de cidadania. E continuou: uma população mais ativa e com vida mais saudável tem como base as atividades físicas. “Nosso modelo de gestão para 2009 inclui todos esses programas e também a valorização e o aumento de ações que visem, principalmente, a participação escolar no sistema esportivo estadual”.

Nesta audiência pública o secretário Claury retratou o esporte e o lazer na SELT com o apoio ao desenvolvimento esportivo, ao desporto escolar, de alto rendimento, à inclusão social pelo esporte, os eventos e à atenção com os portadores de necessidades especiais e os da Terceira Idade. Além de mostrar o desenvolvimento das atividades da Pasta por intermédio das delegacias, inspetorias, complexos esportivos, parcerias e convênios com municípios e entidades para reformas e construções de equipamentos esportivos, destacou a implantação dos quatro Centros de Excelência no Interior do Estado: Bastos, Bauru, Piracicaba e Presidente Prudente.

Informou ainda que para o próximo ano sua Secretaria pleiteou recursos da ordem de R$ 121, 7 milhões que tramitam no Assembléia Legislativa, no orçamento estadual. A inclusão social por meio do esporte também foi tema do titular da Pasta durante a audiência. “Dispomos do Esporte Social destinado a famílias de baixa renda e alunos da rede pública, já com 12.540 beneficiados; do Navega São Paulo, um estímulo à prática de esportes náuticos para jovens de escola pública de 12 a 16 anos, com 4.580 beneficiados e Faça Esporte na PM, voltadas para crianças de 7 a 17 anos, que estimula a prática esportiva e já conta com 3.000 beneficiados”.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo