No dia 23 tem mais uma edição do Domingo no Memorial

A realização é do Memorial da América Latina, com o patrocínio da Nossa Caixa

sex, 21/11/2008 - 16h07 | Do Portal do Governo

As manhãs de domingo ganharão um colorido especial com o Domingo no Memorial, realizado na área externa do Memorial da América Latina. As crianças podem se divertir a valer, mas também há espaço para jovens, adultos e pessoas da terceira idade. A iniciativa promove inúmeras atividades de cultura e de recreação gratuitas, além de shows. O projeto é realizado pela Fundação Memorial da América Latina, com o patrocínio da Nossa Caixa. A edição de novembro tem como tema a música e será realizada no domingo, dia 23/11, das 10h00 às 15h00.

Na programação, oficinas de lazer e de cultura como jogos e brinquedos, dança de salão, fantoches em tecido, dança de rua, instrumentos musicais alternativos, além de atividades de entretenimento como recreação circense e maquiagem artística, entre outras. Um dos destaques é o Espaço Criança, com contador de histórias, teatro de fantoches e áreas para atividades diversas com as mãos: desenho, jogos, etc.

Na oficina de Instrumentos Alternativos, ministrada por Tato de Oliveira, as crianças irão aprender a confeccionar instrumentos musicais de sopro, a partir de bexigas e canos de PVC. O orientador Carlos Gomes, de Jogos e Brincadeiras, ensinará como fazer instrumentos de percussão.

Haverá um Parque Lúdico com cama elástica, tobogã, parede de escalada e pula-pula, entre outros, todos acompanhados de monitores.

A animação musical faz parte da festa com dois shows dos grupos. As 12h00 Mazinho do Cavaco e Banda, e ás 13h00 é a vez do grupo 3doRio, que apresenta encenações teatrais com textos de autores consagrados e intercala com aventuras musicais e os arranjos irreverentes peculiares do grupo. O trio reúne humor, descontração e autenticidade em suas performances. O grupo é formado por Catu – tecladista, guitarrista e vocalista, Miguel Maimone – multi-instrumentista, e Sestini – baterista.

O trabalho deste trio prima que pela qualidade, resultado da atualização constante, foi atestado desde o início do grupo, quando partiram numa grande excursão por países da América, Oriente e Europa durante 10 anos. Em sua carreira internacional o 3doRio faz sucesso em 27 países entre eles Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal, Suíça, França, Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Turquia, Líbano, Jordânia, Egito e Síria. Para participar basta comparecer no local.

Domingo no Memorial tem como foco a experimentação e o contato com as mais diversas linguagens e técnicas recreativas. Será realizado de outubro a dezembro deste ano e pretende beneficiar 60 mil pessoas. “O objetivo é levar cultura e lazer gratuita para a população. Estimulando as relações interpessoais e coletivas em lugar do individualismo”, finaliza Fernando Leça, Presidente da Fundação Memorial da América Latina.

A próxima edição será em 21 de dezembro. Para participar, basta comparecer ao local.

Programação

Praça Cívica

Jogos e Brinquedos são ministradas lições e práticas voltadas à confecção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, a partir do uso de materiais descartáveis. A idéia é despertar para a conscientização, além de trabalhar com o lúdico. Oficina será ministrada por Carlos Gomes

Instrumentos Alternativos – usando sobras de bexigas e tubos de PVC, são construídos instrumentos musicais de sopro. Oficina será ministrada por Tato de Oliveira.

Fantoches em Tecido – usando sobras de tecidos e imaginação, são construídos fantoches, permitindo a criação de brincadeiras, estórias e a interação, além de promover a conscientização. Oficina será ministrada por Fernanda Castanho

Recreação Circense – A oficina oferece exercícios de aquecimento e experimentação para desenvolver a expressão corporal. Oficina coordenada por Rosangela Mattos

Dança de Rua – A modalidade têm o objetivo de desinibir e exercitar o público. Os resultados são instantâneos e os participantes poderão desenvolver coreografias através dos ritmos trabalhados. Com técnicas de dança de rua, a oficina estimula a interação e a cidadania, além de ensinar novas formas de movimentação e harmonia entre o corpo e o espaço. Oficina com Dudu Matos.

Dança de Salão – Com o objetivo de desinibir e exercitar, os resultados são instantâneos e os participantes desenvolvem coreografias através dos ritmos trabalhados. Oficina ministrada por Matheus Leisnoch.

Maquiagem Artística e Escultura com Balões

Parque Lúdico – A criançada vai se divertir a valer nos brinquedos: cama elástica, tobogã, pula-pula, parede de escalada, entre outros.

Parceiros em Ação – atividades desenvolvidas em parceria com a CET, Sabesp, entre outros.

Espaço Saúde – testes de glicemia e informativos sobre diabetes juvenil, em parceria com a Associação de Diabetes Juvenil

Biblioteca

Contação de Histórias – O público é levado a um mergulho pelo mundo mágico das estórias. Com Claudio Oliveira

Teatro de Fantoches – o mundo mágico das estórias se junta ao reino dos bonecos – Com a CET

Mãos & Obras – através das artes plásticas, noções de pintura e artes são ministradas.

Serviço

Domingo no Memorial
Praça Cívica: Portão 05 (ao lado do Metrô Barra Funda)
Dia 23/11, domingo, das 10h às 15h.
Entrada franca
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – SP
Tel. (11) 3823-4600 – www.memorial.sp.gov.br

Do Memorial da América Latina