Câncer de pele tem mutirão amanhã

Agora São Paulo - Sexta-feira, 7 de novembro de 2008

sex, 07/11/2008 - 11h08 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A 10ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, acontece amanhã em 23 Estados do país. Em São Paulo, 22 cidades, além da capital, participam da ação, oferecendo exames gratuitos à população, com o propósito de detectar a doença em seu estágio inicial.

Todos os interessados podem participar, principalmente aqueles que integram o grupo de risco da doença, composto por pessoas de pele clara, com manchas, e que tenham casos de câncer de pele na família ou quadro anterior da doença.

Não é necessário agendamento prévio. O horário de atendimento foi definido por cada unidade de forma independente -a maioria deve iniciar as consultas a partir das 8h ou 9h. A organização da campanha recomenda que os pacientes liguem para as unidades ou para a central de informações para confirmar os horários.

A expectativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia é atender a cerca de 40 mil pessoas no país. Na campanha do ano passado, 9.025 pessoas foram examinadas no Estado de São Paulo. Desses, 859 apresentaram indícios de câncer de pele e foram encaminhados para tratamento médico. A previsão é que o número de atendimentos dobre neste ano no Estado.