Workshop internacional reúne profissionais no município de Botucatu

Iniciativa promoveu o trabalho em rede entre pesquisadores brasileiros e europeus em diversas áreas de conhecimento

sex, 21/09/2018 - 19h02 | Do Portal do Governo

Entre 12 e 14 de setembro, a Fazenda Experimental Lageado, na cidade de Botucatu, no interior paulista, recebeu as atividades da 2ª edição Workshop MCAA Brasil-Europa (BREUW), em conjunto com o 3º Workshop de Perspectivas de Multidisciplinares em Pesquisa. A iniciativa foi uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Glasgow, da Escócia.

Vale destacar que o evento foi aberto a profissionais de todas as áreas do conhecimento, com ênfase na Medicina Veterinária. De acordo com os organizadores, a ação buscou promover o trabalho em rede entre pesquisadores brasileiros e europeus do ambiente acadêmico, indústria e organizações não-governamentais.

O workshop reuniu 18 palestrantes, dos quais oito internacionais. Também participaram dos debates alunos de graduação e pós-graduação, pós-doutorandos, servidores técnico-administrativos e docentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Unesp.

Para a professora Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ, o evento contribuiu para fortalecer os programas de internacionalização das universidades. “Entre os palestrantes convidados, havia pesquisadores, formuladores de políticas e gestores que compartilharam a experiência em mobilidade internacional e projetos de cooperação no Brasil e na Europa, bem como perspectivas de pesquisa em áreas que envolvem a saúde humana e animal, à nanotecnologia e à perfuração científica dos continentes e oceanos”, salienta.

Incentivo

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da FMVZ, o professor Helio Langoni também avaliou positivamente o evento. “O workshop foi um sucesso, ao considerarmos a participação dos nossos alunos na apresentação dos resultados das pesquisas que desenvolvemos. Certamente, as atividades contribuíram para a internacionalização da FMVZ e da Unesp, como um todo”, ressalta o docente.

“A realização de eventos desse tipo deve ser estimulada, pois permitem aos nossos pós-graduandos uma familiarização com a língua inglesa e um incentivo para que alunos e docentes desenvolvam pesquisas no exterior”, acrescenta o coordenador.

A 2ª edição do BREUW seguiu o sucesso do 1º workshop, realizado em 2017 na Universidade Federal do Maranhão, no município de São Luís. As oficinas realizadas durante o evento são o resultado de uma parceria entre Marie Curie Alumni Association Brazil Chapter e a EURAXESS Brasil, com o apoio das universidades que sediam os eventos.

Neste ano, a ação teve o apoio do Marie Curie Alumni Association (MCAA), MCAA Brazil Chapter, EURAXESS Brasil, da FMVZ/Unesp e da Assessoria de Relações Externas (Arex/Unesp).