Voluntários do Poupatempo tricotam para Campanha do Agasalho

Funcionários de três unidades do programa no interior de São Paulo iniciaram a produção artesanal

qua, 03/07/2019 - 13h21 | Do Portal do Governo

Ampliar a rede de solidariedade. Essa foi a proposta que motivou um grupo de funcionários do Poupatempo a criar uma oficina de tricô para a Campanha do Agasalho. Até agora, as unidades de Penápolis, Sertãozinho e São José dos Campos aderiram à ação. Nos intervalos do almoço, antes ou depois do expediente, os colaboradores estão dispostos a doar o tempo deles para a produção artesanal.

“É um hobby que tem muito a ver com o trabalho no Poupatempo, pois exige muita concentração, paciência e dedicação”, comenta Marilza de Figueiredo Trevizoli, que aprendeu a fazer crochê com 6 anos de idade e desde 2005 organiza oficinas com os colegas do Poupatempo São José dos Campos, onde trabalha há 18 anos. “É mais que uma doação, pois são peças produzidas com muito carinho e amor” explica Marilza.

A ação deste ano na unidade de São José dos Campos começou nesta segunda-feira (1º). Em Penápolis, os voluntários já estão tricotando há uma semana. Já começaram a sair da produção cachecóis e sapatinhos de bebê com 30 quilos de lã comprados com dinheiro doado para a campanha. Quem está repassando a arte de tricotar para os colegas foi o funcionário Everton Caetano, de 28 anos, que aprendeu o ofício com a mãe, Severina, de 53 anos.

“Minha mãe sempre tricotou para a família, e de tanto ver eu aprendi com ela”, conta Everton. “Fazia tempo que não tricotava, mas quando a campanha do agasalho começou eu resolvi me oferecer para ensinar aos colegas”. Além dele, outros 8 funcionários participam da boa ação.

Em Sertãozinho, a oficina tem 37 voluntários de um total de 43 funcionários. A maioria nunca tinha tricotado na vida, mas todos decidiram aprender para ajudar na Campanha do Agasalho. Eles pediram aulas de tricô para a funcionária Marília Alves Rezende e também pesquisaram dezenas de vídeos tutoriais na internet. Quem se destacou foi o funcionário Bruno Otávio Picaço, de 23 anos, que já está até dando aulas para os colegas. “Resolvi aprender, pensando no valor do tricô como ferramenta para desenvolver a concentração e o foco no trabalho e também como atividade”, conta ele.

A Campanha do Agasalho 2019 é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo e vai receber roupas e cobertores até 22 de setembro.