“Voar para servir”: Águias da PM completam 29 anos de existência

Equipes já somam quase 100 mil horas de voo, 9 mil ocorrências aeromédicas e quase 15 mil chamados para apoio policial

qui, 15/08/2013 - 15h22 | Do Portal do Governo



“Nosso lema é voar para servir, e voar com segurança”, resume o tenente coronel Edson Gaspar, que comanda interinamente o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRPAe), corporação que comemora nesta quinta-feira, 15, 29 anos de trabalho.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Nos quase 30 anos de existência, as equipes dos helicópteros Águia já somam quase 100 mil horas de voo. Foram mais de 9 mil ocorrências aeromédicas e quase 15 mil chamados para apoio policial. Entre as funções exercidas estão piloto, tripulante, enfermeiro e mecânico. A seleção é rígida e ocorre até o policial estar apto a trabalhar sem supervisão.

ASSISTA
Videorreportagem: Tenente Lara é o primeiro Oficial feminino do Águia da PM

“A missão dos primeiros pilotos era de combate, agora eles salvam vidas e combatem o crime. O fator mais importante que não mudou é o espírito guerreiro dos pilotos, tanto os atuais quanto os do início. Eles enfrentam qualquer desafio em prol do povo”, disse o atual subcomandante do Grupamento, tenente coronel Galdino Vieira.

Estrutura atual

Comandado pelo coronel Ricardo Gambaroni, o grupamento aéreo da PM possui 11 bases em todo os Estado de São Paulo, contando ao todo com 493 policiais distribuídos em funções administrativas e operacionais. Por dia trabalham cerca de seis equipes subdivididas para atendimentos de emergência e apoios para ocorrências policiais e equipes reserva. 

Missão Piranapiacaba (segunda, 12)

Nesta última segunda-feira, 12, o helicóptero Águia, da Polícia Militar, decolou para salvar um grupo que se perdeu ao percorrer uma trilha na Serra do Mar, em Paranapiacaba, na Grande São Paulo.

No fim do dia, o saldo: dois grupos diferentes resgatados, somando dez pessoas e até um cachorro, cujo faro não foi suficiente para ajudar seus donos a encontrarem o caminho de volta. (veja no vídeo ao lado o resgate do cãozinho).

Da SSP e do Portal do Governo do Estado