Vítimas de crimes violentos podem receber assistência gratuita em SP

Programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado conta com equipe interdisciplinar especializada

sex, 20/07/2018 - 17h49 | Do Portal do Governo

Com quatro pontos de atendimento no território paulista, o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, oferece atendimento público e gratuito a pessoas e familiares de quem passou por crimes violentos.

Desde 1998, as atividades do centro estão voltadas a acolher, atender, informar e orientar cidadãos em casos de crimes de homicídio, latrocínio, ameaça e violência doméstica. Para isso, a iniciativa conta com equipe interdisciplinar de triagem, especializada em receber, triar e encaminhar os usuários para a rede ou serviços pertinentes às demandas, por meio de profissionais especializados.

As unidades do Cravi disponibilizam espaço sigiloso e acolhedor para apoiar, escutar e cuidar do sofrimento causado pela violência. Através do atendimento presencial e de outras ações, o programa busca facilitar o acesso a informações, orientação jurídica e serviços públicos.

Atividades

Por meio de oficinas mensais temáticas, é possível colaborar com a manutenção de um espaço de troca de conhecimentos, reflexões e capacitações voltado aos profissionais da rede de serviços, com a apresentação de diversos temas relativos ao acesso à justiça, cidadania e direitos humanos.

Desde 2011, essas atividades abordaram, entre outros, os seguintes temas: violência doméstica, tráfico de pessoas, direitos do migrante, cidadania LGBT, violência contra a criança e a pessoa idosa, desafios e direitos das pessoas com deficiência.

O Cravi também conduz das ações do Grupo de Cidadania, que foi realizado pela primeira vez em 2006. Os encontros são organizados por objetivos, temas, método e um fechamento, com o resultado do encontro e das reflexões. Vale destacar que um dos produtos dessas ações foi a confecção de um livro intitulado “Quebrando o Silêncio: Memória, Cidadania e Justiça”.

Também é importante frisar que, para tornar o trabalho mais efetivo, o centro firmou parcerias com órgãos estaduais, como a Defensoria Pública, o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.