Visitantes do Palácio dos Bandeirantes conferem atrações de exposição

Obras dos períodos colonial, imperial e republicano integram mostra em cartaz na capital paulista até janeiro de 2019

sex, 17/08/2018 - 15h36 | Do Portal do Governo

Uma viagem de mais de 450 quilômetros e a visita à exposição “Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas”, no Palácio dos Bandeirantes, na capital, marcou a quinta-feira (16) dos alunos da Escola Estadual Professor Dr. Antonio de Benedicts, do município de Pedrinhas Paulista.

Os estudantes conheceram a mostra que apresenta mais de 200 peças do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga), da Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo. Vale destacar que, pela primeira vez, uma iniciativa reúne os três acervos culturais paulistas mais antigos em um único espaço.

Em cartaz até 20 de janeiro 2019, a exibição contém itens de valor histórico e cultural para os paulistas e o Brasil, que se dividem entre o hall nobre, o mezanino e o 1º andar da sede do Governo do Estado.

Atrações

Os visitantes podem ver, por exemplo, uma carruagem do fim do século XIX, telas de Benedito Calixto e Antonio Ferrigno, móveis das elites paulistas e uma coleção de ferros de passar roupas, entre dezenas de peças.

Outro destaque é a reprodução da tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo. A necessidade da reprodução ocorre porque a obra não apresenta condições técnicas para o deslocamento do Museu Paulista.

O aluno Daniel Rantin, de 16 anos e no 3º ano do Ensino Médio, afirmou ter se surpreendido com os objetos expostos e com a apresentação teatrais, que conta com uma discussão criativa sobre o processo da Independência. “Eu achava que não existiam ações desse tipo no Palácio dos Brasil, apenas atividades ligadas à administração pública”, ressaltou.

Também com 16 anos e colega de sala de Daniel, o estudante Bruno Rafael da Silva elogiou a peça teatral e disse que recomendará a exposição para familiares e conhecidos. “Falarei com os meus pais que a visita valeu a pena”, revelou o jovem.

Cultura

Um ateliê de restauro também faz parte da exposição e o público pode acompanhar a restauração da maquete de gesso do projeto original do Museu Paulista, elaborada nos anos 1880.

O motorista Sérgio Francisco Rahtz, de 45 anos, levou os alunos da escola estadual em uma viagem de oito horas até a capital paulista. Na primeira visita ao Palácio dos Bandeirantes, ele ressaltou a importância da promoção da cultura e educação para os cidadãos paulistas. “Um povo sem cultura não é ninguém. A exposição agrega educação e saúde às pessoas. Gosto de peças antigas e admirei os quadros, além da carruagem”, afirmou.

Aos 56 anos, o motorista Malci Bueno, da prefeitura municipal de Charqueada, no interior do Estado, também conferiu as atrações da mostra. “Eu não esperava encontrar uma exposição desse tipo por aqui. Tenho bastante interesse por meios de transporte e carruagens. São itens muito interessantes e que lembram o nosso passado. A iniciativa é muito boa”, avaliou.

As visitas estão abertas de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, de hora em hora, e acompanhadas por educadores, que explicarão os contextos de criação das obras.