Visão do Futuro realiza exames oftalmológicos em mais de 3 mil crianças no sábado

Mutirão beneficia alunos da rede estadual de ensino que têm entre 6 e 7 anos de idade

qui, 10/04/2014 - 15h40 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, 12, mais de 3 mil alunos de 6 e 7 anos da rede estadual de ensino participam do programa Visão do Futuro, parceria da Secretaria da Educação com a Secretaria da Saúde. Serão realizados exames oftalmológicos nas crianças. A triagem foi feita em sala de aula. Os professores recebem capacitação para realizar testes de acuidade visual e encaminhar os alunos para especialistas, se necessário.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“Muitas vezes, uma dificuldade de aprendizado na verdade é gerada por uma deficiência visual que a criança possa ter e não sabe. No entanto, vários casos podem ser resolvidos com um simples teste de acuidade visual. Daí, a importância da participação dos educadores também na saúde dos olhos dos alunos”, explica a coordenadora do programa na Secretaria da Educação, Regina Gonçalves.

Em dois anos, mais de 33 mil crianças passaram por avaliação e 7 mil receberam óculos gratuitos. Só no ano passado, foram feitos quase 16 mil exames. Para a realização do exame, o estudante e seu responsável recebem transporte até o serviço de saúde, lanche e acompanhamento ambulatorial nos casos em que for preciso.

Do Portal do Governo do Estado