Virada Cultural no interior do Estado acontece neste fim de semana

À partir das 19 horas de sábado (19), o interior paulista terá 24 horas de programação cultural gratuita

sáb, 19/05/2007 - 12h55 | Do Portal do Governo

As cidades de Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba já estão mobilizadas para a primeira edição da Virada Cultural Paulista, que acontece neste fim de semana (19 e 20 de maio).

Das 18 horas de sábado até às 18 horas de domingo serão 24 horas de intensa programação cultural. O evento terá 300 atrações e vai ocupar praças, teatros, unidades do Sesc, equipamentos culturais e outros espaços públicos para levar espetáculos gratuitos ao público.

O cardápio cultural mescla talentos locais e grandes nomes nacionais das artes. Estrelas como cantor e compositor Chico César, grupos aclamados como Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, Afroregee, Plebe Rudge, Raimundos, Ultraje a Rigor, Mobojo e djs badalados como Renato Lopes e João Gordo estão entre as atrações que vão embalar o público no final de semana.

A programação também terá Beth Carvalho, Oswaldinho do Acordeon, Geraldo Azevedo, Tom Zé, Jair Rodrigues, Vânia Bastos, Ná Ozzeti, Vírgínia Rosa, Paula Lima, Renato Teixeira, Guinga, Danilo Caymmi, entre outros convidados.

Além de música popular, a Virada terá programação de teatro, dança, intervenções urbanas, circo e cinema, mostras de arte e apresentações de música erudita. A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) é um dos destaques e se apresenta às 21h30, do sábado, em São José dos Campos.

O evento foi inspirado na Virada Cultural da Capital, criada na gestão de José Serra quando prefeito de São Paulo. O governo do Estado investe R$ 2,5 milhões na iniciativa, que tem a parceria das prefeituras e do Sesc-SP.

Um dos objetivos do evento é estimular o intercâmbio entre atores, cantores, instrumentistas e outros artistas tanto das cidades participantes como de outras regiões do Estado, além de artistas de renome nacional.

Veja abaixo a programação completa das 10 cidades envolvidas no projeto:

Araçatuba

Araraquara

Bauru

Campinas

Presidente Prudente

Ribeirão Preto

São José do Rio Preto

São José dos Campos

Sorocaba

Santos

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura

(J.H.)