Vila Sésamo, grande sucesso dos anos 1970, volta à TV Cultura

Produzido em parceria com a Sesame Workshop, o programa chega com algumas novidades e os mesmos propósitos educacionais

dom, 28/10/2007 - 10h28 | Do Portal do Governo

“Você sai, todo dia, da cama, bem cedinho, com vontade de fazer algo de bom”. A canção Gergelim, embalada pela voz de Vanessa da Matta, é o tema de abertura do programa Vila Sésamo, que irá ao ar pela TV Cultura a partir de segunda-feira, dia 29. O programa estará também na TV Rá-Tim-Bum (canal infantil por assinatura da Fundação Padre Anchieta) no início do ano que vem.

Longe das telinhas brasileiras há 30 anos, Vila Sésamo retorna ao País, em formato totalmente renovado. Sucesso de público na década de 1970 no Brasil, Vila Sésamo ainda é exibido em 120 países. Nos Estados Unidos estreou em 1969. No Brasil, foi ao ar em 1972 e aqui conquistou a sua segunda maior platéia, formada basicamente por crianças com idades entre 1 ano e 6 anos (e muitos e muitos outros com idades entre 7 anos e 90 anos).

Trazido por Cláudio Petraglia e transmitido pela TV Cultura em co-produção com a Rede Globo, ficou no ar de 1972 a 1977. Sônia Braga, Aracy Balabanian, Milton Gonçalves, Flávio Galvão, Armando Bógus e Manoel Inocência participaram da primeira edição do Vila Sésamo.

Saudades

A vendedora Valnice dos Anjos, 49, ficou feliz ao saber do retorno da programação e declarou não ver a hora da série ir ao ar para assistir com seus netinhos: Jéferson, de 5 anos, e Jaqueline, de 3 anos. “O Garibaldo vai comandar o programa?”, perguntou curiosa. O pássaro gigante encantou a geração da década de 1970. Laerte Morrone dava vida ao personagem, cujas estripulias lhe deram muito trabalho. A cabeça de Morrone ficava tapada pela malha da fantasia. Para se movimentar ele precisava da ajuda de amigos. Muitas vezes, perdia o rumo e batia nas paredes do estúdio.

Naquele tempo, a televisão brasileira transmitia em preto-e-branco e Garibaldo era azul. A fantasia, feita com uma estrutura de vime indiano coberta de pontas de plumas de avestruz, era muito pesada e diferente.

O personagem retorna com a penugem tingida de amarelo, acompanhado por sua amiguinha Bel, uma monstrinha vermelho-cereja e peluda, de 3 anos de idade. Bel é criação especial para a nova versão.

“Estou felicíssima por viver uma garotinha tão especial como a Bel. Foi um processo seletivo bem rigoroso, mas, quando soube que eu iria interpretar uma personagem criada exclusivamente para o Brasil, fiquei envaidecida”, disse Magda Crudelli. Há 15 anos na profissão, a atriz é manipuladora de bonecos de outros três personagens infantis da emissora: Lilica, Mimosa e Pata Vina, do Programa Cocoricó.

Alegre e sabidão, Garibaldo, vivido por Fernando Gomes, é um pássaro amarelo, de 2,4 metros e 6 anos de idade. “Está na fase da descoberta, em plena passagem para o mundo cognitivo”, explicou Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita.

“A fantasia continua pesada, mas todo o esforço para manter-me dentro dela é pequeno, diante do resultado. A Bete Rodrigues (diretora do programa) e toda a equipe são muito pacientes. Eles ajudam bastante na hora da gravação”, disse Gomes, ator que responde pela criação da maioria dos bonecos e pela manipulação do Júlio, do programa Cocoricó.

Colorido

O cenário de Vila Sésamo é outra atração à parte. A construção, realizada e imaginada pelo cenógrafo Gert Seewald, é cheia de características nacionais. “As janelas e as portas são inspiradas nas casas goianas, mineiras e do interior paulista. O chão e as paredes são revestidos de cerâmicas decorativas. Não esqueci dos grafismos nas fachadas e os desenhos indígenas dos marajoaras para compor o cenário”, explicou Gert.

Um imenso ninho e muitos brinquedos (pipas, bolas, patinete e bicicleta) recheiam o quarto de Garibaldo. A área externa, que mostra todo o conjunto de casas, exibe o tradicional poste com o nome Vila Sésamo, o banco e as árvores. No piso, o mosaico revela os diversos tipos de revestimentos encontrados na cidade de São Paulo.

Conteúdo pedagógico

Por meio da convivência e das brincadeiras na Vila Sésamo, Bel e Garibaldo vão aliar conteúdos educativos ao entretenimento”, explicou Regina. A atração é dirigida ao público infantil de 3 anos a 6 anos e visa a familiarizar as crianças, em fase de pré-alfabetização, com o universo dos números, letras, sons, cores e livros. O roteiro trabalha conceitos ligados ao cotidiano das crianças, como sociabilidade, diversidade cultural, tolerância, ética, medo, e intercalará produções nacionais e norte-americanas, como os quadros internacionalmente conhecidos “Brinque Comigo Sésamo”, “O Mundo de Elmo” e “Global Grover”.

O programa terá bonecos, animações, minidocumentários e musicais. Cada episódio tem início com um jogo (uma charada, um desafio) e traz um tema central, desenvolvido entre Bel e Garibaldo, além dos quadros “Letra do Dia” e “Números”. Para Bia Rosemberg, diretora-geral, “Vila Sésamo será um grande programa, pois trará muita diversão e aprendizado. Essa edição está do tamanho do País, retrata a diversidade cultural e aborda as problemáticas de uma faixa etária pouco explorada, as crianças”.

Os minidocumentários, de aproximadamente um minuto e meio, são gravados com crianças de diferentes regiões do País. “O objetivo é retratar os costumes, hábitos, culturas e brincadeiras de meninos e meninas do Brasil. Crianças da Amazônia, Pantanal, Bahia e São Paulo participarão dos documentários”, informou Paulo Markun, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta.

Os clipes musicais vêm recheados com canções brasileiras compostas por Arthur Nestrovski (que assina a direção musical da série) e André Mehnari. Alguns clipes serão encenados pelos próprios personagens centrais da Vila; outros, por crianças e até alguns em formato de animação.

O retorno

As negociações para a vinda do seriado ao Brasil começaram este ano. Em abril, uma equipe da TV Cultura visitou a sede da Sesame Workshop, em Nova York, para discutir a formatação e a estrutura do programa. Bia Rosemberg, na época coordenadora da programação infantil da emissora; Bete Rodrigues, diretora da nova edição de Vila Sésamo: e Fernando Salem, roteirista, estabeleceram, junto com especialistas da Sesame Workshop, as características dos dois personagens (Bel e Garibaldo), além de assistir e avaliar programas nos Estados Unidos.

A Sesame Workshop é uma organização sem fins lucrativos que trabalha temas ligados às necessidades de desenvolvimento infantil. A ONG é comprometida com o princípio de que todas as crianças merecem a chance de aprender e de serem preparadas para a vida escolar.

Com a parceria formalizada, começou a produção do cenário e definiram-se os manipuladores dos personagens brasileiros, que ocupam 20% do programa. Fernando Salem foi o responsável pela criação dos formatos dos quadros, bem como assistiu os roteiros com Regina Soler e Eduardo Salemi.

Magda Crudelli e Fernando Gomes foram treinados por Kevin Clash, manipulador do Elmo (Vila Sésamo) nos Estados Unidos e também do Baby (Família Dinossauro). Gomes esteve em Nova York, onde realizou laboratório na Jim Henson Company, empresa especializada em confecção e manipulação dos bonecos fundada pelo próprio Jim Henson, idealizador de todos os personagens da série.

Para Gary E. Knell, presidente e CEO da Sesame Workshop, a volta da programação ao Brasil representa um marco na história da ONG. “Com a educação como ponto fundamental para a primeira infância no País, a Sesame Workshop está orgulhosa em ser novamente parceira da TV Cultura na proposta de incentivar e acompanhar o aprendizado das crianças brasileiras”.

Na opinião de Paulo Markun, a parceria com a Sesame Workshop reforça o empenho da Fundação Padre Anchieta, por meio da TV Cultura, de desenvolver projetos educativos e socialmente alinhados às necessidades culturais do brasileiro”.Maria Lúcia Zanelli

Outros personagens
Ênio – É um garoto de cinco anos que vive com seu patinho de borracha. Sábio, brincalhão e naturalmente extrovertido personagem da série. É especialista em explicar as coisas, às vezes se confunde nas suas próprias explanações.

Beto – Compreensivo e sério. É mais maduro, analítico, uma espécie de voz da razão. Adora ouvir música de bandas de rock pesado, assistir à TV e passar horas com Bernice, seu pombo de estimação. Vive perdoando as traquinagens do Ênio, seu velho camarada.

Elmo – Monstrinho de dois anos e meio, tem voz alta e uma contagiante risada. Como a maioria dos pré-escolares, às vezes não tem habilidades ou o conhecimento para fazer o que quer. Quando esse boneco surgiu nos EUA, em 1996, mais de 5 milhões de unidades foram vendidas nos dois primeiros anos. Hoje o boneco, lançado em comemoração aos 10 anos de sucesso da primeira versão, continua sendo um hit. No dia de seu lançamento, em 20 de setembro de 2006, a Fisher-Price (licenciada da marca) vendeu cerca de 250 mil unidades só nos EUA. No Brasil, ele acaba de ser lançado.

Grover – Um monstro azul-escuro sempre empenhado em ajudar seus amigos. Transforma-se em SuperGrover, herói que resolve problemas e compartilha sua fantasia de competência e controle.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO
Vila Sésamo
Estréia: 29 de outubro
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, às 8h30 e 14 horas; aos sábados, às 14 horas.

(M.S.)