Videoconferência e educação a distância otimiza processos no Governo de SP

Cursos de capacitação e idiomas, julgamentos e Universidade Virtual são alguns exemplos

ter, 23/03/2010 - 13h52 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo está sempre investindo em tecnologia e inovação. São elas as responsáveis por melhorias como, por exemplo, permitirem a desburocratização de várias atividades em todas as áreas do governo, como a Justiça. Além disso, também servem para aproximar os cidadãos da Educação, por meio de uma Universidade Virtual, da Saúde através cursos de educação continuada à distância para médicos, além das já famosas videoconferências. Tudo isso faz com que as ações do Governo consigam abraçar uma parcela bem maior da população.

Um exemplo prático que coloca os cidadãos para debaterem temas do dia a dia por meio de videoconferências é maneira que como a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidania está celebrando o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, acontecido em 21 de março. A partir desta terça até quinta-feira (23 a 25), por meio de videoconferências promovidas pela Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena, vinculada à secretaria, será debatido o tema Superando a discriminação étnico-racial: ações afirmativas. As transmissões acontecerão nesta terça, quarta e quinta-feiras, das 10 às 12 horas. Mais informações e o link para assistir à programação aqui.

Idiomas à distância

Uma pessoa é fluente em inglês, outra em português. As duas decidem se encontrar semanalmente para conversar e trocar informações utilizando alternadamente cada língua. Essa interação e o desejo mútuo de aprender a língua alheia promovem a aquisição de um idioma estrangeiro por meio de um contexto de aprendizagem conhecido por in-tandem.

O grupo coordenado pelo professor João Alves Telles, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campi de Assis e de São José do Rio Preto, associou o sistema a tecnologias digitais para ensino a distância, ampliando o alcance e as possibilidades de se aprender novo idioma. Leia mais aqui.

Educação continuada para médicos

O Hospital e Maternidade Interlagos, da Secretaria de Saúde, começa a oferecer, a partir deste mês, cursos de educação continuada à distância para médicos. A unidade é a primeira pública a oferecer o serviço. Todos os meses estarão disponíveis aulas diferentes no site da maternidade. A primeira etapa é destinada para médicos tocoginecologistas. Há avaliação e certificado no final do curso. Saiba mais aqui.

Universidade Virtual do Estado de São Paulo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criada para ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas (USP, Unicamp e Unesp) e com o Centro Paula Souza. Em polos distribuídos por 21 cidades do Estado, o curso de pedagogia semipresencial garante a formação superior, pública e de qualidade de aproximadamente 1.350 professores. O objetivo é contemplar docentes sem graduação, mas em exercício nas redes pública e privada de ensino. Leia mais aqui.

Os primeiros cursos a distância da Univesp, programa gratuito do governo estadual, irão expandir o ensino superior público de qualidade, aumentando e distribuindo o número de vagas oferecidas pelas três universidades públicas paulistas. Saiba mais aqui.

Segurança

Na Segurança, o Sistema de Videoconferências Criminais, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) para a Secretaria da Administração Penitenciária, reúne um conjunto de recursos e serviços integrados que permitem que a Justiça tome o depoimento de réus presos à distância em tempo real. 

Além disso, outro ganho é em relação à eliminação das tentativas de fugas que poderiam ocorrer durante o transporte dos presos. Entre os benefícios está, ainda, a liberação dos agentes policiais envolvidos nas escoltas para outras atividades de segurança pública. 

O próprio réu é beneficiado com a celeridade do seu processo e a eliminação de longas viagens pelo Estado, necessárias quando o réu está em presídios distantes dos fóruns (por exemplo, um preso que está em Presidente Bernardes, no extremo oeste do Estado, e precisa depor no Fórum Criminal da Barra Funda, na Capital). Mais informações aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, de Gestão Pública, de Ensino Superior, da Saúde e da Fapesp