Vice-governador vistoria represas do sistema Cantareira

Estado articula ações preventivas contra enchentes

sáb, 09/01/2010 - 16h02 | Do Portal do Governo

O vice-governador Alberto Goldman vistoriou neste sábado, 9, o Sistema Cantareira de produção de água, que atingiu índices elevados de sua capacidade total de armazenamento. O objetivo da vistoria foi apurar a situação das cheias nas represas, articulando ações preventivas contra enchentes.

O Sistema Cantereira é composto pelas represas Jaguari/Jacareí, Paiva Castro, Atibainha e Cachoeira, sendo que as duas últimas estão acima do nível de segurança. Para evitar as enchentes, a Sabesp vem realizando o descarregamento das represas Atibainha e Cachoeira, colaborando com a contenção das águas do rio Atibaia, conforme determinado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A ação da Sabesp tem como objetivo garantir a segurança da operação das represas de Piracaia e Nazaré Paulista, formadoras do rio Atibaia. As operações são realizadas com cuidadoso monitoramento diário, tanto das vazões de água, como das condições das populações ribeirinhas e jusante das barragens. Busca-se o equilíbrio entre o objetivo de manter a segurança das barragens e evitar inundações. Todas as operações são informadas à Defesa Civil que repassa as informações aos municípios.

Na última sexta-feira, 8, o governador José Serra se encontrou em Bragança Paulista com prefeitos da região para discutir medidas preventivas para evitar problemas relacionados ao excesso de chuvas na região nesse período do ano.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo e da Sabesp