Viagem Literária leva cultura a 40 cidades paulistas

Em outubro, irão cronistas e, em novembro, o programa terá oficinas de escrita

qua, 01/10/2008 - 12h23 | Do Portal do Governo

Estimular o gosto pela leitura e pela escrita é o objetivo do projeto Viagem Literária, criado pela Secretaria de Estado da Cultura e iniciado em meados de agosto, com previsão para se estender até novembro. É uma série de encontros entre escritores e público (infantil, juvenil e adulto) destinados a debater a atividade literária, contar histórias e ensinar a arte da escrita. Os eventos, realizados em bibliotecas públicas de 40 cidades do Estado, são abertos ao público.

André Sturm, responsável pela iniciativa, informa que a Secretaria preparou programações diferentes para cada mês. Em agosto, foi a vez de as cidades receberem escritores e outras pessoas ligadas ao universo infantil. Em setembro, a atração foi o bate-papo com escritores consagrados que falam de sua obra. Agora, em outubro, será a vez dos cronistas e, em novembro, as oficinas de criação literária.

Espalhando cultura – Sturm explica que as cidades escolhidas são aquelas com bibliotecas ativas, de bom índice de visitas. Ajudou também o fato de o município ter participado anteriormente de outros projetos da Secretaria da Cultura. “No entanto, dividimos o Estado de modo que toda região administrativa tenha pelo menos uma cidade participante”, assegura.    

Ele conta que, apesar de ser o primeiro ano de realização, a Viagem Literária conquistou o público nas cidades por onde passou. Em Fernandópolis, a escritora de livros infantis Carla Caruso atraiu tanta gente, mais de 400 pessoas, que a organização teve que realizar uma segunda reunião. Em setembro, Moacyr Scliar, membro da Academia Brasileira de Letras, lotou as dependências da biblioteca municipal de São José dos Campos. Mais de 200 admiradores ouviram o imortal.

Sturm conta que a divulgação dos encontros é feita por meio de folhetos distribuídos nas bibliotecas, em escolas e centros culturais dos municípios. Há também o site da Secretaria da Cultura, onde se encontra disponível a programação completa em cada mês. A de outubro já está no site. A de novembro, ainda não foi concluída.  

Autor e público mais próximos

Em 25 de setembro, São Bernardo do Campo recebeu a visita do jornalista e escritor Laurentino Gomes, que lançou este ano o livro 1808, sobre a vinda da família real para o Brasil. Ele foi convidado pela Secretaria de Estado da Cultura para participar do Viagem Literária.

Mais de uma centena de pessoas, principalmente estudantes, compareceram, lotando o auditório da biblioteca, e assistiram a uma aula de História inesquecível. Laurentino falou do trabalho de pesquisa que empreendeu para escrever o livro e mostrou slides com ilustrações da época e informações sobre o Brasil e o mundo no período de 1807 a 1821.

Laurentino observa que a pouca leitura do brasileiro não se deve apenas a questões educacionais e de renda, mas também à falta de mais iniciativas públicas para despertar o interesse pela literatura nas pessoas. “Por isso, acho o projeto Viagem Literária maravilhoso e estimulante, por aproximar autor e público”.

Ele conta que até publicar 1808, seus momentos mais agradáveis como homem de escrita e leitura tinham sido durante suas pesquisas, feitas em mais de 150 livros. Agora, ele mudou de idéia: “Meus melhores momentos são os que passo com as pessoas em minhas palestras Brasil afora”.

Laurentino deixou o emprego de mais de 20 anos na Editora Abril, em São Paulo, para se dedicar totalmente aos livros e ao seu público. Com o conhecimento histórico que adquiriu, pretende escrever outra obra sobre o período do final do século 18 e início do 19. Laurentino adianta que seu próximo trabalho, a ser publicado em dois ou três anos, será sobre a Independência do Brasil.  

A voz do público – As colegas Maria Caroline Leite Ramos e Vivian Alvarenga Filadelfo, ambas de 17 anos, que estudam juntas no terceiro ano do ensino médio, gostaram do bate-papo com Laurentino Gomes. “A gente aprendeu muito, como se fosse na escola”, diz Caroline. “Palestra assim é sempre boa, porque une didática e crítica”, analisa Vivian.

Morador de São Bernardo e freqüentador assíduo da biblioteca, o jornalista Paulo Pelicano não perdeu oportunidade de ouvir seu colega Laurentino. Sobre o projeto Viagem Literária, Pelicano disse: “É muito importante, principalmente para despertar o gosto pela leitura no público jovem”.

Viviane Rosa, que trabalha na biblioteca, aproveitou a visita e a palestra para pedir que Laurentino autografasse o livro 1808 para ela. “Iniciativa dessa natureza é de grande valia para a pessoa conhecer o autor e seu trabalho, um acesso e momento bastante raros”.

Municípios participantes

Municípios que participam do Viagem Literária: Adamantina, Américo Brasiliense, Barueri, Bragança Paulista, Brotas, Cardoso, Cubatão, Fartura, Fernandópolis, Franca, Guararapes, Guaratinguetá, Ibitinga, Ilhabela, Jaguariúna, Jundiaí, Leme, Lençóis Paulista, Lins, Matão, Monte Alto, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Penápolis, Piracicaba, Piraju, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Fé do Sul, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Distrito de São Francisco Xavier, São Manuel, Sertãozinho, Sorocaba, Taquarituba , Tupã e Valinhos.

Otávio Nunes, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)