Vestibulinho: gabarito da prova já está disponível na internet

Escolas Técnicas Estaduais divulgaram, neste domingo (24), o índice de respostas do exame para seleção de novos alunos

seg, 25/06/2018 - 10h26 | Do Portal do Governo

Os candidatos podem consultar, pela internet, o gabarito da prova do processo seletivo do segundo semestre de 2018 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). As indicações de respostas do exame para avaliação e certificação de competências para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo também estarão no site do Centro Paula Souza (CPS), a partir de 14h desta segunda-feira (25).

Vale destacar que o gabarito oficial da prova teste para os cursos de especialização de nível médio será divulgado nesta terça-feira (26), a partir de 14 horas. No dia 5 de julho, a lista de convocados para a prova de aptidão dos cursos técnicos de Canto, Dança e Regência estará na Etec onde o candidato pretende estudar e também na internet.

Em 16 de julho, será publicada a lista de classificação geral para quem se inscreveu no primeiro módulo do Ensino Técnico Integrado ao Médio na modalidade EJA, (Educação de Jovens e Adultos) nos demais cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online) e no processo de avaliação e certificação de competências para acesso às vagas remanescentes do segundo módulo.

Classificação

A relação de classificação geral para os inscritos nos cursos de especialização será divulgada na Etec em que o candidato pretende estudar.

Os candidatos convocados devem fazer a matrícula em horário definido pela unidade de ensino no período indicado abaixo, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a instituição de ensino está localizada:

– 1ª lista de convocação e matrícula: 17 e 18 de julho de 2018
– 2ª lista de convocação e matrícula: 19 e 20 de julho de 2018

Matrícula

A matrícula dos convocados dependerá da apresentação dos seguintes documentos: requerimento de matrícula, que será fornecido pela Etec, preenchido e assinado. Se o candidato tiver menos de 16 anos no momento da matrícula, caberá ao responsável legal assinar o documento; cópia simples do original ou autenticado em cartório da cédula de identidade (RG) ou da cédula de identidade de estrangeiro (RNE) ou da carteira nacional de habilitação, com foto e dentro da validade, ou do documento expedido por ordem ou conselho profissional, como OAB, Crea, Coren e CRC; cópia simples com apresentação do original ou autenticado em cartório do CPF; duas fotos 3×4 recentes e iguais.

O estudante que concluiu o Ensino Fundamental regular deve levar, ainda, cópia simples com apresentação do original do histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental; ou documento original da declaração de conclusão do Ensino Fundamental, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos. Estes documentos são dispensáveis para a matrícula no primeiro módulo dos cursos técnicos.

Já quem concluiu ou estiver estudando o Ensino Médio regular deve levar cópia simples com apresentação do original do histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio; ou documento original da declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, ou declaração que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio.

O convocado que concluiu ou estiver estudando o EJA (supletivo), ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), deve levar cópia simples com apresentação do original do histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio, ou do boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo MEC, ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC, ou documento que comprove a eliminação de no mínimo quatro disciplinas; ou documento original da declaração de conclusão do Ensino Médio, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos, ou da declaração que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA.

O aluno que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve apresentar certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria de Educação do Estado.

O candidato que ingressou no Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deverá, obrigatoriamente, levar a cópia simples com apresentação do original da declaração escolar ou do histórico escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola, para comprovar que cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.

Remanescentes

No caso de vagas remanescentes do 2º módulo, para confirmar a matrícula, o candidato deverá apresentar: requerimento de matrícula – fornecido pela Etec; duas fotos 3×4 recentes e iguais; cópia simples e apresentação do original ou autenticado em cartório de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG), cédula de identidade de estrangeiros (RNE), carteira nacional de habilitação dentro da validade com foto ou documento expedido por ordens ou conselhos profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros), CPF; cópia simples com apresentação do original do histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio regular ou equivalente (EJA/Enceja) ou documento original da declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem.

Do mesmo modo, para o estudante que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a apresentação exigida é de certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido pelos institutos federais ou pela Secretaria de Educação do Estado correspondente.

Especialização

Para efetivar a matrícula em cursos de especialização, o candidato deverá apresentar: requerimento de matrícula – fornecido pela Etec; duas fotos 3×4 recentes e iguais; fotocópia e original ou autenticação em cartório de documento de identidade (RG) ou cédula de identidade de estrangeiros (RNE), dentro da validade, ou carteira nacional de habilitação dentro da validade com foto ou documento expedido por ordens ou conselhos profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); fotocópia e apresentação do original ou autenticação em cartório do CPF; histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Técnico regular ou equivalente conforme lista disponível na internet, fotocópia simples com apresentação do original ou declaração de conclusão do Ensino Técnico do eixo tecnológico escolhido, documento original, assinada por agente escolar da escola de origem.