Vestibular Unesp abrirá prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição

Candidatos interessados em fazer a solicitação devem preencher, pela internet, requerimento a partir de segunda-feira (3)

seg, 27/08/2018 - 10h02 | Do Portal do Governo

A partir da próxima segunda-feira (3), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá os requerimentos dos interessados nas isenções para o Vestibular 2019. Vale destacar que também estará aberto o período para solicitação de redução de 50% da taxa de inscrição, no valor de R$ 170.

É importante frisar que, para pedir a isenção, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição até 9 de setembro. Podem pedir isenção os vestibulandos cadastrados no CadÚNICO (gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais), os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Os alunos preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento.

Também têm direito a solicitar a isenção os candidatos que concluíram ou concluirão, em 2018, o Ensino Médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular.

Esses vestibulandos precisam, ainda, ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.431), além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.

Resultado

O resultado da solicitação de isenção será divulgado no 25 de setembro, no site da Vunesp. De acordo com a organização do concurso, os pedidos aceitos já representarão a efetivação da inscrição.

O pedido de redução de 50% do valor da taxa é destinado a candidatos matriculados no Ensino Médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção. O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 25 de setembro.

A Unesp oferece redução de 75% aos cerca de 500 mil alunos matriculados no último ano do Ensino Médio da rede pública estadual paulista. O prazo para cadastramento dos candidatos é o mesmo da inscrição dos pagantes de taxa integral, de 10 de setembro a 8 de outubro.

Vagas

Serão oferecidas para o Vestibular 2019 da Unesp o total de 7.365 vagas, em 175 opções de cursos de 23 cidades, sendo 50% (3.698 vagas) destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. A proporção de ingressantes de escolas públicas no Vestibular Unesp 2018 foi de 55,8%. Quando o programa foi iniciado, em 2014, era de 40,7%.

Em 15 de novembro, as provas da primeira fase da seleção serão realizadas em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). No ano passado, foram mais de 107 mil inscritos no Vestibular Unesp. As informações sobre todos os cursos da universidade podem ser obtidas no Guia de Profissões.