Vestibular Indígena da Unicamp tem 610 inscritos de várias regiões do Brasil

Iniciativa inédita da Universidade Estadual de Campinas oferece 72 vagas; prova será realizada no dia 2 de dezembro

qui, 27/09/2018 - 20h29 | Do Portal do Governo

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou 610 pedidos de inscrição para o Vestibular Indígena. Representantes da instituição de ensino avaliam como positiva a demanda para a primeira edição do processo.

Vale ressaltar que a iniciativa foi aprovada pela universidade como parte das novas formas de ingresso para os cursos de graduação da Unicamp em 2019. Ao todo, o Vestibular Indígena oferece 72 vagas, em diversos cursos.

Os estudantes, para terem o pedido de inscrição aceito, deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital. Em 11 de outubro, a Comvest divulgará a relação de candidatos com inscrições homologadas e a lista de concorrência nos cursos, pela internet.

“O número de candidatos inscritos surpreendeu pelas características regionais, com destaque para a expressiva presença dos estudantes de São Gabriel da Cachoeira e pelo interesse que os candidatos demonstraram nos cursos oferecidos. Podemos observar forte procura por carreiras nas áreas da saúde e humanidades, em que se destacam Administração e Pedagogia”, afirma José Alves de Freitas Neto, coordenador-executivo da Comvest.

Demandas

Os dez cursos mais procurados foram: Enfermagem – Integral; Administração (Noturno); Farmácia (Integral); Administração Pública (Noturno); Engenharia Elétrica (Integral); Pedagogia (Integral); Engenharia de Produção (Integral); Arquitetura e Urbanismo (Noturno); Engenharia Agrícola (Integral); Engenharia Elétrica (Noturno) e Ciência do Esporte (Integral).

Para o coordenador-executivo da Comvest, a procura por determinados cursos é um indicativo das demandas de estudantes das comunidades indígenas. “Sabemos que não são todos cursos da universidade oferecidos na primeira edição do processo. Porém, de qualquer maneira, já temos um indício das demandas dos estudantes que queremos incorporar ao quadro da Unicamp”, ressalta José Alves de Freitas Neto.

A prova será realizada em 2 de dezembro, a partir das 13h (horário de Brasília), nas cidades de Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). A cidade com maior número de inscritos é São Gabriel da Cachoeira, a 850 quilômetros de Manaus, localidade em que, de maneira inédita, uma universidade pública aplicará um vestibular indígena.

As inscrições, gratuitas, foram realizadas entre agosto e setembro. Além da comprovação da etnia, outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública, em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio ou por testes oficiais. São consideradas escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino aquelas devidamente cadastradas, nessa condição, junto ao Ministério da Educação.

Candidatos inscritos por cidade

Campinas (SP) = 84
Dourados (MS) = 24
Manaus (AM) = 107
Recife (PE) = 45
São Gabriel da Cachoeira (AM) = 350