Verão exige cuidados com desidratação das crianças

No ano passado, o índice de casos foi 15,1% maior nos meses mais quentes

sex, 08/01/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado pela Secretaria da Saúde, entre os meses de janeiro e abril (verão) de 2009 foram registrados 1.438 atendimentos a crianças desidratadas. No período de maio e agosto (outono), esse número ficou em 1.249. O índice de casos foi 15,1% maior nos meses mais quentes. No ano passado, o Estado registrou 3.401 internações causadas pela falta de líquido, sendo que os casos em crianças com idade até 14 anos representaram 79% (2.687 do total).

Por isso, os pais devem ficar atentos com seus filhos. A dica é dar bastante líquido, vesti-los com roupas leves e deixá-los à sombra nos dias mais quentes. Outra orientação é beber soro caseiro ao perceber sintoma de desidratação. Mesmo tendo solução simples, o número de internações causadas por desidratação em crianças durante o verão aumentou em 15%.

Os principais sintomas são sede, boca seca, náuseas, fraqueza, desconforto geral, cansaço e diminuição do entusiasmo são os principais sintomas da desidratação em crianças. Quando se intensifica o mal-estar, em casos mais graves, aparecem as câimbras musculares, calafrios e vômitos.

Soro caseiro 

Para fazer o soro caseiro, misture em um litro de água (mineral, filtrada ou fervida) uma colher (café) de sal e uma colher (sopa) de açúcar. Mexa bem e dê à criança em pequenas colheradas. O soro caseiro é usado para combater a desidratação em casos de intoxicação alimentar, insolação, diarreia ou vômitos.

Da Agência Imprensa Oficial