Vem aí o Dia da França em São Paulo

Evento acontece neste domingo, 12, no Parque da Água Branca; confira a programação

ter, 07/07/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Consulado Geral da França, realiza neste domingo, 12, no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, o Dia da França em São Paulo em comemoração ao Ano da França no Brasil.

Será um dia bastante agitado, por isso prepare-se! O evento começa às 8 horas com a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social, promovida pela Câmara de Comércio Brasil-França, que vai percorrer a Avenida Lineu de Paula Machado, e termina às 21h30 com um grande baile francês no Parque da Água Branca.

Entre as atrações, será possível, por exemplo, degustar pratos franceses preparados por grandes chefs como Eric Jacquin, proprietário do restaurante La Brasserie, e Laurent Suaudeau, a preços populares. Também estão programadas apresentações e intervenções da Transe Express, uma das maiores companhias artísticas da França. Em cena, o espetáculo Cabaret Français, preparado especialmente para as comemorações do Ano da França no Brasil.

Outra atração será o Encontro Brasil-França de Parkour, o maior já realizado no país, que vai reunir cerca de 300 esportistas brasileiros e franceses. Também estão programadas apresentações artísticas dos adolescentes da Fundação CASA que farão uma homenagem à cultura francesa e a apresentação da Escola de Volteio do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, a Cavalaria da Polícia Militar. Como uma das atrações do Dia da França em São Paulo, a Cavalaria da PM, realizará no dia 8 e 10 de julho, quarta-feira e sexta-feira, os ensaios, abertos ao público, para o evento que contará com a exibição de 54 policiais. 
 
A apresentação consiste em duas modalidades: no Carroussel, baseada nas práticas do exército Francês, os policiais montados fazem movimentos sincronizados de figuras hípicas. Já no Volteio, os policiais fazem acrobacias sobre os cavalos e ao final, montados, atravessam um arco de fogo, e na sequência saltam sobre uma pirâmide humana.

Confira a programação e agende-se!

1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social 
Promovida pela Câmara de Câmara de Comércio Brasil-França, a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social terá parte da renda obtida com as inscrições (R$ 45,00) destinada a projetos sociais, como a Casa do Zezinho. Os participantes poderão escolher entra a caminhada de 4 quilômetros ou a corrida de 7,5 quilômetros. A largada acontece na Avenida Lineu de Paula Machado (atrás do Jockey Club), às 8h.

Village Français 
Para popularizar a culinária francesa, será montado em dois pavilhões, o Village Français, ou Vilarejo Francês. O local reunirá cerca de 10 barracas-restaurantes conduzidas por importantes chefs franceses. Patrick Ferry, do Hotel Sofitel, Laurent Suaudeau e Eric Jacquin, proprietário do restaurante La Brasserie e famosos espaços gastronômicos como o Orbacco, SP Gourmet e Crêpe de Paris, e a casa de vinhos Le Tire Bouchon, servirão comidinhas típicas francesas a preços bem populares.

Transe Express 
No Dia da França em São Paulo, a Companhia Transe Express, uma das mais importantes da França, apresentará o espetáculo Cabaret Français, montado especialmente para sua turnê no Brasil. Em cena, os ‘Tamboures Napoleonianos’, com canções francesas mescladas com swing, soul e funk simultaneamente executadas com intervenções visuais como contorcionismo, trapézio, faquirismo e magia, uma referência às tradições francesas.  Além do espetáculo, cerca de 25 artistas da Companhia irão interagir com o público durante todo o dia nos diversos espaços do Parque.

E tem mais: o artista circense francês Julot, integrante do famoso grupo francês Les Cousins, apresentará, em duas sessões de 20 minutos cada, o espetáculo “Hula Hoopla” (bambolês). Ele se equilibra numa pequena plataforma presa a um mastro de nove metros de altura e ‘brinca’ com inúmeros bambolês, enlouquecendo a platéia que alterna momentos de fascínio e tensão.

Parkour 

No Dia da França em São Paulo, a Secretaria de Esportes do Município de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Parkour e o grupo Geração Tracer, realiza o Encontro Brasil-França de Parkour.

Previsto para ser o maior encontro já realizado no país, a expectativa é que mais de 300 participantes de todos os grandes grupos do Brasil participem do evento. Além de uma estrutura montada especialmente para o Dia, instrutores auxiliarão os interessados em praticar este esporte tipicamente francês.

O encontro terá a participação de dois consagrados praticantes franceses: Thomas Couetdic e Kazuma, conhecidos por atuarem no ensino de Parkour em vários países, e participarem de obras publicitárias e filmes hollywoodianos.

Programação 

8h – Corrida e caminhada
www.caminhadapelainclusao.com.br 

Das 09h às 17h – Encontro Brasil-França de Parkour

13h00 – Abertura da ‘Village Français’ com barracas-restaurante que oferecerão comidinhas francesas a preços bem populares preparadas pelos melhores chefs franceses de São Paulo

14h – Apresentação da Cavalaria da PM

16h30 – Atrações no palco

18h30 às 21h30 – Baile francês com Banda Orquestra