Vem aí a terceira edição da Olimpíada com atletas internos da Fundação Casa

Jovens se esforçaram como puderam para treinar

dom, 05/10/2008 - 11h47 | Do Portal do Governo

A III Olimpíada da Fundação Casa já começa batendo recorde: serão 980 participantes de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, que irão competir, de 7 a 10 de outubro, em nove modalidades: futebol de campo, de salão, vôlei, basquete, handebol, xadrez, tênis de mesa, natação (25 metros, 50 metros e revezamento 4×25 metros) e atletismo (100, 400, 5 mil metros, revezamento 4×100 metros), arremesso de peso e salto em distância. Tudo isso no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, na capital.

São Paulo terá representantes de aproximadamente 60 unidades e a edição deste ano reunirá quase o dobro de atletas de 2006, quando 500 adolescentes participaram do evento. Quarenta unidades enviaram competidores naquele ano. Em 2007, participaram 700 jovens, de 53 locais, já incluindo Minas e Espírito Santo. 

As unidades femininas da Casa também estarão presentes. Do total de 980 atletas, 94 são meninas: 37 do Internato de Taipas, 27 da Unidade Chiquinha Gonzaga (ambas da capital) e 30 da cidade de Cerqueira César, no interior. Elas vão disputar futebol de salão, vôlei, handebol, basquete, tênis de mesa e xadrez.

Na segunda-feira, às 14 horas, será realizado o desfile das 28 delegações do interior do Estado, bem como dos convidados mineiros e capixabas. Esses grupos ficarão alojados no conjunto desportivo durante a realização da competição. As 32 delegações da capital se dirigirão ao Ibirapuera apenas para competir e depois retornarão às suas unidades de origem. 

Esportes coletivos, como futebol e vôlei, por exemplo, premiarão seus vencedores com troféu para a unidade e medalhas para cada jogador. Nas modalidades individuais, um pequeno troféu para cada atleta vencedor. Os esportes com mais competidores são atletismo, xadrez e natação. O Internato de Pirituba, na Capital, levará uma das maiores delegações ao Ibirapuera, com 47 atletas em todas as modalidades.

O gerente de Educação Física e Esporte da Fundação Casa, Carlos Alberto Robles, conta que a escolha das equipes de esporte coletivo das diversas unidades ocorre durante o ano, por ocasião dos campeonatos internos. Futebol, por exemplo, é disputado no início do ano, com a Copa Casa. Os demais vêm a seguir.

Robles conta que a realização da III Olimpíada da Casa tem por objetivo promover integração social, esportiva e cultural dos jovens que cumprem medida socioeducativa de internação. “A competição vai ao encontro de um dispositivo do Estatuto da Criança e do Adolescente, que visa a compensar os efeitos da internação e a contribuir para preservação e promoção da saúde física e mental deles”, ressalta.

Visita olímpica – O campeão pan-americano e sul-americano de salto com vara, Fábio Gomes, visitou o Internato Pirituba no fim de setembro, e ali apresentou palestra de incentivo aos adolescentes. Fábio participou da Olimpíada de Pequim, na China, classificando-se em 25o lugar na sua especialidade. Ele transmitiu aos jovens que vão participar da Olimpíada da Casa conselhos práticos e teóricos sobre como um verdadeiro atleta deve comportar-se nas competições e aproveitou para falar da sua carreira como saltador.

Dentro da programação da Olimpíada da Casa, haverá, no dia 9 de outubro, das 14 às 18 horas, o Festival de Cultura Urbana, com apresentações de dança de rua, grupos de rap, grafite e skate. A tarde termina com show musical de representantes de ONGs parceiras da Fundação Casa.

A competição olímpica é uma realização da Superintendência Pedagógica, das Gerências de Educação Física e Esporte e Arte e Cultura da Casa, em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo. É esta parceira que vai ceder árbitros e apontadores para os jogos.

SERVIÇO

III Olimpíada da Casa
Abertura: 7 de outubro (terça-feira), às 9 horas
Conjunto Constâncio Vaz Guimarães
Rua Padre Manoel da Nóbrega, 1.361, Ibirapuera, capital

Otávio Nunes, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)