Veja os cuidados para evitar a leptospirose

Alerta é do Hospital Emílio Ribas; doença é causada por bactérias e transmitida pelo contato acidental de humanos com a urina de roedores

qua, 25/02/2015 - 10h11 | Do Portal do Governo

A leptospirose está entre as doenças que se proliferam com maior rapidez em época de chuvas. Para evitar a contaminação, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas faz um alerta sobre as medidas de proteção contra a doença em dias de chuvas mais intensas, com risco de enchentes.

Normalmente, o contágio acontece por meio da água e da lama das enchentes ou, ainda, de córregos, esgotos, fossas e até mesmo de lagos e represas contaminados pela urina de roedores urbanos infectados, como ratos de telhado e ratazanas. No ano passado foram confirmados 729 casos de leptospirose no Estado.

Os primeiros sintomas são febre aguda, dores de cabeça e no corpo, especialmente nas panturrilhas (batata da perna), além de olhos amarelados e urina escura. Quando o diagnóstico e o início do tratamento não são feitos rapidamente, a doença traz outras complicações como icterícia (pele amarelada) e hemorragias no intestino, nos pulmões, no estômago e nas mucosas.

Veja os cuidados para evitar a doença:

1) Evite pisar nas poças d’água e enxurradas nas calçadas e nas ruas.

2) Se a chuva “apertar”, não se arrisque. Procure um local alto e seguro e tente esperar o nível da água abaixar.

3) Não atravesse enxurradas e não se exponha à água suja caso comece uma inundação.

4) Jamais permita que as crianças brinquem com as poças e canaletas de escoamento da água, muito menos com água de enchente.

5) Se for nadar em córregos, lagos ou represas, fique sempre atento à higiene do ambiente e evite os mergulhos caso haja lixo nas proximidades.

6) Se tiver contato com água de inundação, o ideal é procurar por atendimento em unidades de saúde.

7) Se não for possível ir ao médico, fique atento em relação aos possíveis sintomas e caso tenha algum deles, procure imediatamente um serviço de saúde e relate o que aconteceu.

8) Se sua casa ou seu carro forem inundados, o ideal é deixá-los para trás até que a água saia por completo.

9) É fundamental utilizar luvas e botas de borracha para realizar uma higienização detalhada e completa, com água sanitária, de tudo o que teve contato com a água suja.

10) Alimentos e medicações que estão em ambientes de inundação devem ser descartados, mesmo que a embalagem não tenha sido violada.

Do Portal do Governo do Estado